Tivemos um pregão de recuperação nos mercados ontem. Nos Estados Unidos, os principais índices de ações voltaram a fechar em território positivo, interrompendo uma sequência de três baixas.

O bom humor se estendeu às ações brasileiras e o Ibovespa retomou os 120 mil pontos. O destaque foram os papéis ordinários da Eletrobras, que saltaram quase 7% ontem, em meio ao otimismo dos investidores com o processo de privatização da companhia.

Segundo o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, a medida que trata do tema deverá ser discutida na semana que vem pelos deputados.

Outro destaque de ontem foi o recuo de mais de 3% na cotação do petróleo. A queda foi gerada pelo reinício das operações do oleoduto Colonial, nos Estados Unidos, que havia sofrido um ataque cibernético.

Tivemos dados econômicos positivos divulgados ontem no Brasil e nos Estados Unidos. Por aqui, o IBC-Br de março veio bem melhor do que o esperado pelo mercado e pelo Safra. O índice, considerado uma aproximação mensal do PIB brasileiro, recuou 1,6% na comparação com fevereiro, mas conseguiu ficar 6,3% acima do nível de um ano atrás.

O governo americano, por sua vez, informou que o ritmo de novos pedidos de seguro-desemprego continua em queda. O número semanal revelado ontem foi de 473 mil solicitações, abaixo do projetado pelos analistas.

Na agenda de hoje, o destaque são os dados setoriais sobre a economia americana. O mercado espera que tanto as vendas no varejo, quanto a produção industrial tenham aumentado cerca de 1% na passagem de março para abril.