Em mais um dia de ganhos no mercado brasileiro, o Ibovespa subiu quase 4% ontem e terminou os negócios acima dos 81 mil pontos, nível que havia perdido há um mês e meio. Desta vez, o tom positivo também dominou o mercado de câmbio e o real teve o melhor desempenho contra o dólar, entre as principais moedas do mundo.

Um ambiente político mais calmo contribuiu para o desempenho dos ativos. Em Brasília, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou ontem que o projeto de socorro financeiro a Estados e municípios deverá ser votado neste sábado. O texto está mais em linha com o que é defendido pela equipe econômica do governo federal e poderá substituir a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados, que não prevê contrapartidas.

Uma delas é a suspensão por um ano e meio de reajustes a servidores de todas as esferas do Estado. Segundo Alcolumbre, essa condição significaria uma economia próxima a R$ 130 bilhões.

Já a proposta de Emenda à Constituição que cria o Orçamento de Guerra, já aprovada pelos senadores, deve começar a ser discutida hoje no plenário da Câmara. A medida diminui as amarras à atuação do Executivo durante a crise, o que incluiria permitir que o Banco Central compre títulos públicos e privados no mercado secundário.

E ontem o Ministério da Economia informou que foram registrados 537 mil pedidos de seguro-desemprego em março, e mais 268 mil na primeira quinzena de abril. De acordo com o governo, esses números estariam subestimados e podem existir até 200 mil solicitações represadas, já que os postos de atendimento presencial estão fechados por conta das medidas de isolamento.

Se essa estimativa estiver correta, são quase 150 mil pedidos a mais do que o reportado no mesmo período do ano passado. Com esse ajuste, o acumulado no ano seria de mais de dois milhões de pedidos.

Ainda em Brasília, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem a realização em farmácias de testes rápidos para coronavírus durante a pandemia. O objetivo é ampliar a rede de testes e reduzir a demanda em hospitais e laboratórios.

Esses testes de anticorpos são indicados a partir de sete dias após o início dos sintomas, e não são recomendados para diagnosticar a doença, apenas para verificar quem já teve contato com o vírus.

No exterior, agora pela manhã, será divulgado o PIB dos Estados Unidos no primeiro trimestre. O mercado também aguarda por lá a decisão sobre a taxa básica de juros. Como não são esperados mais cortes, a expectativa é por possíveis pistas do banco central americano sobre a manutenção da política monetária e indicações de eventuais alterações nas medidas de liquidez.

Veja os comentários do nosso estrategista Jorge Sá:

Vacinas podem chegar no 2º semestre

A corrida para encontrar uma vacina contra o coronavírus continua por todo o mundo. Ontem, a farmacêutica americana Pfizer afirmou que poderia ter uma vacina emergencial já no segundo semestre, caso ela seja aprovada em testes de segurança. Segundo o presidente da empresa, os testes da vacina já começaram na Alemanha e podem começar nos EUA na semana que vem.

Em outra frente, na Inglaterra, cientistas de um instituto da Universidade de Oxford contaram ao New York Times que milhões de doses de vacinas poderão estar disponíveis até setembro.

Se você quiser entender melhor como devem ser as próximas semanas em relação à expansão do coronavírus pelo país, assim como quais são as medidas mais eficazes para conter o avanço da doença, não deixe de acompanhar ao vivo, nesta manhã, nossa conversa com o diretor de cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, Roberto Kalil.