Os mercados tiveram um dia de realização de lucros ontem, após as fortes altas verificadas nas sessões anteriores, que haviam levado tanto o Ibovespa, quanto os índices de ações americanos a níveis recordes.

A correção se deu dentro do ambiente de mais cautela que mencionamos ontem, com preocupações em relação ao recrudescimento da pandemia. O número de casos de Covid no mundo chegou a 90 milhões, segundo a Reuters. O receio dos investidores é que as campanhas de vacinação não tenham a velocidade necessária para evitar um fechamento mais prolongado das economias.

Além disso, a menos de dez dias da posse de Joe Biden, a situação política nos Estados Unidos segue adicionando incertezas. A bancada democrata na Câmara apresentou ontem novo pedido de impeachment do presidente Donald Trump.

A presidente da Casa, deputada Nancy Pelosi, afirmou que pretende prosseguir com o processo caso o vice-presidente Mike Pence não use a emenda que pode remover Trump da presidência. O movimento pró-impeachment enfrenta resistência no Senado, que ainda é controlado pelos republicanos.

O cenário menos positivo também fortaleceu o dólar ao redor do mundo. A moeda americana já vinha se apoiando no aumento das taxas de juros dos títulos públicos por lá, consequência da perspectiva de uma economia mais aquecida.

Carteira de FIIs

O investimento em fundos imobiliários é uma opção interessante para quem busca um potencial de retorno superior às aplicações mais conservadoras, e deseja contar também com a garantia real do mercado imobiliário. Para um perfil moderado, por exemplo, recomendamos atualmente uma alocação de 7% do portfólio nessa classe.

E vale lembrar que o time de análise da Safra Corretora disponibiliza todo mês a sua Carteira Recomendada de Fundos Imobiliários. A sugestão para janeiro foi divulgada ontem, e conta com um aumento no fundo de CRIs do Credit Suisse.

Esse movimento busca trazer mais segurança ao portfólio, diante da possibilidade de novas restrições serem impostas no país para conter a Covid. Ainda assim, o rendimento médio esperado para a carteira em 2021 é de 6,5%.