Na segunda-feira, em uma sessão com baixo de volume de negociações na B3 devido ao feriado nos EUA e as vésperas do dia de Nossa Senhora Aparecida aqui no Brasil, o Ibovespa chegou a subir na parte da manhã, mas perdeu força durante o dia e fechou o pregão em queda.

O avanço da bolsa no inicio das negociações se deu em grande parte pelo avanço no preço das commodities como o minério de ferro, o que ajudou as ações da Vale, empresa com grande peso no índice, a subir. Porém, durante o dia, devido ao feriado e ao baixo volume de negócios, o Ibovespa passou a operar no negativo.

Em um dia mais calmo no noticiário econômico e na agenda de indicadores, o destaque foi para a divulgação do Focus, relatório que mostra a projeção do mercado para os principais indicadores da economia, e que mais uma vez trouxe um aumento do consenso do mercado para a expectativa da inflação.

Pela 27ª semana consecutiva, os analistas ouvidos pelo Focus aumentaram a estimativa para o IPCA. Agora, o mercado espera que a inflação feche 2021 em 8,59% e 4,17% em 2022. 

Em relação ao PIB, o mercado agora espera um avanço da economia brasileira de apenas 1,54% em 2022.

Na volta do feriado, a atenção do mercado se volta para a divulgação da Ata do Fomc, que pode revelar mais detalhes sobre a postura do BC em relação ao aumento de juros para controlar a inflação e dar mais sinais sobre a redução do programa de estímulos do Fed na economia norte-americana.

Na China, o mercado aguarda a divulgação do índice de preços ao consumidor.

Para o restante da semana, o mercado local aguarda a divulgação do IBC-Br, indicador considerado uma prévia do PIB. O índice trará importantes sinalizações da economia brasileira, que vem apresentando indicadores de crescimento mais fraco que o esperado, aliados ao avanço da inflação.