O Ibovespa andou de lado na primeira semana do mês, apesar do bom desempenho do mercado nos Estados Unidos, onde os principais índices de ações acumularam ganhos de mais de 2%.

Por lá, os investidores acompanharam os dados oficiais de emprego divulgados na sexta-feira. O mercado de trabalho americano registrou criação líquida de 1,8 milhão de vagas em julho, levando a taxa de desemprego no país a recuar de 11,1% para 10,2%. O resultado positivo, no entanto, foi ofuscado por novas tensões entre americanos e chineses.

Veja o Morning Call completo abaixo:

Nesta semana, as movimentações em Washington devem continuar a receber grande atenção. Além das negociações entre Democratas e Republicanos sobre um novo pacote trilionário de estímulos, o mercado acompanha as repercussões de medidas decretadas por Donald Trump sem autorização do Congresso americano.

Teto de juros

Aqui no Brasil, o clima é de relativa cautela. Isso porque o Senado aprovou um projeto de lei que impõe um teto temporário de juros para duas modalidades de crédito. Embora a aprovação do texto na Câmara não seja certa, a sinalização de que o grau de intervenção no sistema financeiro poderá aumentar foi suficiente para pressionar os negócios na última sexta-feira.

Inflação

O IBGE informou na sexta-feira que a inflação de julho acelerou para 0,36%, em linha com a projeção do time de Macroeconomia do Safra. O resultado no mês passado foi conduzido principalmente pela elevação nos preços da gasolina e nas contas de luz. Com isso, o IPCA acumula em 12 meses uma alta de 2,31%.

Ainda que os preços indiquem uma trajetória comportada atualmente, nossa visão de investimentos aqui no Safra procura privilegiar o longo prazo, em que as estratégias de preservação e criação de patrimônio são mais efetivas.

Para trabalhar com horizontes mais longos, é fundamental que a diversificação das carteiras busque mitigar os vários tipos de riscos, inclusive o inflacionário, que pode comprometer o retorno real dos investidores.

Safra Infraestrutura

É por isso que recomendamos que uma parcela dos portfólios seja dedicada a produtos indexados à inflação. Aqui no Safra, você encontra excelentes opções para isso. Entre elas, os fundos da família Safra Infraestrutura, que buscam oportunidades no mercado de debêntures incentivadas. Além de acompanhar a variação de índices de preços, esses papéis tradicionalmente pagam juros superiores aos oferecidos pelos títulos públicos, já que são emitidos por empresas, e não pelo governo.

Os fundos Safra Infraestrutura contam ainda com uma vantagem tributária que pode elevar sua rentabilidade. Como eles investem em títulos que visam estimular o desenvolvimento de setores como transportes, energia, saneamento e telecomunicações, os rendimentos são isentos de Imposto de Renda para investidores pessoas físicas.