Os mercados financeiros ao redor do mundo começaram a semana com fortes ganhos. Destaque para o mercado europeu, onde o índice Eurostoxx 600 avançou 4%. Nos Estados Unidos, o S&P 500 operou a maior parte do dia com ganhos de 3%, mas nos minutos finais perdeu força e encerrou em alta de 1,2%.

No Brasil, o Ibovespa, o principal índice de ações da Bolsa, subiu 2,57%, aos 103.515 pontos. Esse foi o quinto pregão consecutivo de ganhos na bolsa brasileira. Nesse período, a alta acumulada é de mais de 10%. Já o dólar comercial encerrou o dia em leve queda de 0,08%, cotado a R$ 5,38.

Confira os principais assuntos do mercado financeiro em nosso Morning Call:

Vacina e eleições

Como comentamos na manhã de ontem, as Bolsas internacionais já tinham iniciado o dia no positivo, após a definição das eleições americanas fazer com que os investidores buscassem ativos de risco. As incertezas em torno do cenário eleitoral tinham adicionado volatilidade aos mercados em outubro.

O controle da pandemia também segue no centro das atenções dos investidores. E ontem, o movimento nas bolsas ganhou força após a americana Pfizer e a alemã BioNTech anunciarem que a vacina contra a covid-19, que estão desenvolvendo em parceria, preveniu mais de 90% das infecções, segundo dados preliminares.

Este foi interpretado como o anúncio mais positivo na corrida por uma vacina até o momento. Temos ressaltado em nossas comunicações que a retomada econômica só vai ocorrer de modo sustentável após o controle da pandemia.

A Pfizer ainda precisa apresentar os dados completos para garantir a eficácia e a segurança da vacina. No entanto, o tom é de otimismo.

O laboratório planeja pedir ainda neste mês uma autorização ao governo americano para uso emergencial da vacina. A estimativa da Pfizer é produzir doses suficientes para imunizar de 15 a 20 milhões de pessoas até o final do ano. No momento, 11 vacinas estão em estágio avançado de testes.

Petróleo em forte alta

O noticiário positivo se refletiu em diferentes mercados. No petróleo, por exemplo, observamos a maior alta em seis meses. O barril negociado em Nova York, do tipo WTI, subiu cerca de 8,5%, enquanto em Londres o barril do tipo Brent avançou cerca de 7,5%.

Por aqui, as ações da Petrobras se beneficiaram desse movimento no petróleo, encerrando o dia com ganhos próximos de 10%.

Safra Report

Todos os meses, divulgamos o Safra Report. Esse é o relatório onde expressamos a nossa visão para as carteiras de investimentos de diferentes perfis, dos mais conservadores aos mais dinâmicos.

E a edição de novembro foi publicada hoje. Em linhas gerais, aumentamos ligeiramente a parcela de renda fixa para diminuir a volatilidade dos portfólios e permanecer com liquidez para capturar oportunidades quando surgirem.

Lembramos que a volatilidade é uma característica deste ano, e ela deve continuar até que as vacinas e as imunizações de fato estejam disponíveis. Nesses portfólios, olhamos para o médio e o longo prazo, períodos em que enxergamos boas oportunidades.

Os fundos multimercados continuam sendo uma de nossas principais recomendações, por conta da agilidade em promover mudanças e pela habilidade em navegar por cenários mais incertos.

Reduzimos marginalmente a exposição à renda variável, mas ela continua a representar uma parcela importante dos portfólios. Diversificação e gestão ativa são duas características essenciais para essa classe de investimentos.

Deixamos na descrição deste vídeo o link para o relatório completo. Nele, além da nossa visão para a composição ideal das carteiras, você também encontra conteúdos sobre economia e investimentos.