O Ibovespa acompanhou ontem a melhora do humor no exterior e fechou em firme alta. O Nasdaq, que havia sofrido três fortes quedas seguidas nos Estados Unidos, voltou a subir. O índice de tecnologia acumula alta de mais de 20% no ano.

Veja a seguir o Morning Call completo:

Aqui no Brasil, acompanhamos o noticiário das vacinas em testes de fase 3 no país. Ontem o governo de São Paulo informou que a vacina da chinesa Sinovac, que está sendo produzida com apoio do Instituto Butantan, vem se mostrando eficaz no combate ao coronavírus em idosos.

Já a AstraZeneca informou que suspendeu voluntariamente os testes da sua vacina para revisar a segurança da vacina. A companhia ponderou que se trata de um procedimento rotineiro. Segundo o jornal Financial Times, os testes devem ser reiniciados na semana que vem. Se aprovada, a vacina será produzida no Brasil pela Fiocruz.

Inflação

Ontem o IBGE divulgou a leitura do índice oficial de inflação em agosto. O IPCA subiu 0,24%, abaixo da taxa registrada em julho. O resultado veio em linha com as projeções do mercado, e levemente acima da expectativa do time de Macroeconomia do Safra. Esse é o maior avanço para um mês de agosto desde 2016. No ano, o índice acumula alta de 0,70% e, em 12 meses, de 2,44%.

O maior impacto no mês passado veio da categoria de transportes, que subiu pela terceira vez consecutiva, influenciada principalmente pelo comportamento dos preços da gasolina. Mas foi a alimentação em domicílio que teve um avanço maior do que o esperado pela nossa equipe, puxado pelos preços da carne e do leite, entre outros itens. Para nossos especialistas, a pressão dos alimentos deve levar a uma aceleração do IPCA em setembro e também em outubro.

COEs internacionais

Quem nos acompanha aqui sabe que consideramos importante que uma carteira balanceada tenha investimentos ligados ao mercado dos Estados Unidos. Além de ganhar exposição à maior economia do mundo, o investidor encontra lá as ações de grande parte das principais companhias globais, inclusive as gigantes de tecnologia. Esse setor tem pouco peso no Brasil, mas é um dos mais dinâmicos atualmente e responde por cerca de 30% do índice mais representativo do mercado americano, o S&P 500.

E como todo investimento de renda variável, estão previstas oscilações nos preços. Mostramos aqui, por exemplo, a forte correção dos papéis de empresas como Microsoft e Apple na terça-feira. Ainda assim, eles mantêm ganhos de dois dígitos no acumulado do ano, e já ontem registraram altas expressivas.

Aqueles que preferem evitar esse tipo de volatilidade, entretanto, não precisam, e muitas vezes nem devem, abrir mão desse mercado. Isso porque o Safra oferece produtos estruturados pelos nossos especialistas para que o investidor conte com um potencial de retorno atrelado aos ativos americanos, sem arriscar perder o capital aplicado.

Com o nosso COE de Amazon, é possível buscar rendimento ligado a uma das maiores empresas do mundo, com liquidez em pouco mais de dois anos e sem influência do dólar. Já no COE de S&P 500, o retorno esperado está atrelado ao desempenho do índice.