O Ibovespa oscilou entre o campo positivo e negativo no dia de ontem, mas ganhou força no fim da tarde, em alta de 1,30%, aos 112.776 pontos. Já o real teve importante valorização de 2,41% frente ao dólar, cotado a R$ 5,65, após uma atuação do Banco Central, que fez leilões no mercado de câmbio equivalentes a 1 bilhão de dólares.

PEC Emergencial

Durante o dia, a discussão sobre a PEC Emergencial na Câmara trouxe alguma volatilidade.

O mercado reagiu à possibilidade de mudanças em trechos aprovados pelo Senado, mas a rejeição a destaques que permitiriam reajustes de servidores e outros aumentos de gastos melhorou o humor do mercado.

Vacinas

Já no noticiário sobre a vacinação, ontem tivemos a confirmação de que a Coronavac é eficaz contra as variantes do coronavírus que circulam no Brasil.

O governo também sancionou a lei que permite a compra das vacinas da Pfizer e da Janssen, em medida que também facilita a aquisição de imunizantes por empresas.

Estímulos nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, destaque para a Câmara, que confirmou a aprovação do pacote de estímulos de US$ 1,9 trilhão.

Inflação nos EUA e no Brasil

A notícia dividiu as atenções com a divulgação do índice de inflação para fevereiro, medido pelo CPI, que subiu menos que o projetado pelo mercado e ajudou a moderar os temores com a alta nos preços.

O avanço do CPI foi de 0,4% sobre janeiro. Excluindo itens mais voláteis, que é a medida que o mercado acompanha mais de perto, o avanço foi de 0,1%, contra estimativas de 0,2%.

E hoje, às 9 horas, o IBGE divulga o IPCA de fevereiro. Projetamos que a inflação vai acelerar para uma alta de 0,7% na comparação com janeiro.

Lives

Também teremos duas lives. Às 11 horas, conversaremos com o fundador da ZeeDog, Felipe Diz.

E, às 16 horas, oferecemos mais detalhes da nossa visão para os investimentos na live para comentar o Safra Report deste mês.

Investimentos internacionais

Temos acompanhado de perto aqui no Morning Call os movimentos dos mercados internacionais.

Muito se fala sobre a proteção que os investimentos em dólar trazem às carteiras de investimentos locais, mas também existem outras características importantes.

Ele possibilita diversificar os riscos, descorrelacionar os retornos dentro da sua carteira e acessar setores pouco representativos no mercado brasileiro, como as principais empresas de tecnologia no mundo.

O retorno desse tipo de investimento nos últimos anos tem sido expressivo, e no Safra Report pontuamos a importância desse ativo nas carteiras, até mesmo para os investidores conservadores.

Existem diferentes modos de se expor a esse mercado. No Safra, por exemplo, temos fundos de investimento com gestão ativa, que acumulam histórico de retorno acima do S&P 500, COEs e a carteira recomendada de BDRs.

Publicamos hoje um conteúdo especial sobre o tema.