Pela terceira sessão seguida, o Ibovespa fechou em alta, se afastando da mínima do ano, que foi registrada no dia primeiro. O bom resultado de ontem esteve em linha com os ganhos verificados no exterior.

A recuperação dos mercados foi impulsionada pelo alívio nos temores com a nova variante do coronavírus. Isso porque cientistas importantes em países como Estados Unidos e Alemanha sinalizaram que ela de fato pode ser menos letal.

Com isso, ações de empresas mais sensíveis à abertura das economias lideraram os índices ontem. Entre os papéis que integram o Ibovespa, os destaques de alta foram as empresas aéreas Gol e Azul.

Ainda assim, as autoridades vêm tomando medidas para prevenir novos surtos em meio às comemorações de fim de ano. Na cidade de Nova York, por exemplo, as empresas precisarão passar a exigir a vacinação de seus colaboradores.

Outro destaque do noticiário foi que a CVM, a comissão que regula o mercado financeiro aqui no Brasil, abriu ontem um processo administrativo para apurar eventuais irregularidades na comunicação da Petrobras.

O presidente da República disse no último fim de semana que a estatal iria reduzir os preços dos combustíveis. A Petrobras, por outro lado, reafirmou que não antecipa decisões sobre reajustes.

Na frente de dados econômicos, o Relatório Focus mostrou uma piora nas expectativas para 2021, 2022 e 2023 no que se refere à inflação e à atividade econômica.

Aqui no Safra, as projeções para o PIB também foram revisadas. A estimativa de crescimento recuou de 4,8% para 4,5% em 2021, e de 0,6% para 0,2% em 2022. Iremos explicar o motivo para os novos números no programa Safra Weekly, que você poderá conferir em breve.

Também acompanhamos ontem a divulgação dos dados de produção de automóveis referentes a novembro. Segundo a associação de montadoras, houve crescimento de 15% ante outubro. Mesmo assim, foi o menor nível de produção para meses de novembro desde 2015.

Isso porque, apesar do retorno às atividades na maioria das fábricas, o ritmo continua prejudicado pela escassez de componentes eletrônicos.