O Ibovespa voltou a registrar um dia de ganhos. Apesar da alta volatilidade que vimos recentemente, o índice acumula, até o momento, uma semana no positivo. Na quinta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 1,35%, aos 112.690 pontos. Já o dólar comercial encerrou o dia em queda de 0,10%, cotado a R$ 5,66.

Alívio fiscal

A aprovação da PEC emergencial no Senado, com sinalizações de respeito ao teto de gastos, ajudou a reduzir as pressões sobre o mercado.

Agora, fica a expectativa para a votação na Câmara, que já havia prometido uma tramitação mais rápida sobre este tema.

Ações da Petrobras e de bancos, que passaram por desvalorizações nos últimos dias, também apresentaram uma recuperação mais forte no dia de ontem. Estes são papéis que representam cerca de um quarto do Ibovespa.

Preços do petróleo

Vale destacar também que os preços do petróleo no mercado internacional seguiram elevados ontem, após a Opep, a organização dos países exportadores de petróleo, concordar em manter os cortes de produção em vigor.

Desde o mês passado, quando houve o choque de produção no Texas, havia rumores de que a Opep avaliava aumentar a produção, o que poderia levar os preços para baixo.

Wall Street em queda

O bom desempenho do mercado brasileiro destoou das bolsas americanas, onde observamos mais um dia de perdas.

As atenções dos investidores americanos estavam voltadas para o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o banco central americano.

O mercado buscava pistas sobre a visão de Powell para a política monetária após o avanço nas taxas dos títulos do Tesouro americano, os Treasuries.

Powell declarou que está atento aos movimentos do mercado, mas evitou comentar sobre ações concretas para conter esse movimento de alta. 

O mercado, que aguardava alguma sinalização mais clara, reagiu em queda, com o S&P 500 apresentando perdas acima de 1%. O Nasdaq recuou mais de 2%, apagando os ganhos acumulados no ano.

O que acompanhar hoje

Na agenda de hoje, atenção para duas sinalizações importantes, uma na economia brasileira, outra na economia americana.

Por aqui, o IBGE divulga às 9 horas os números da produção industrial de janeiro, trazendo um primeiro olhar sobre a atividade neste ano. Projetamos alta de 0,4% na comparação com dezembro e de 3,2% sobre janeiro de 2020.

Em seguida, às 10h15, os Estados Unidos anunciam o relatório de emprego de fevereiro, também conhecido como payroll. O documento traz uma série de informações sobre o mercado de trabalho. Entre elas, a taxa de desemprego.

O consenso de mercado prevê que o desemprego irá apontar leve aumento, de 6,3% para 6,4%.