Em um dia de volatilidade nas bolsas, o Ibovespa se firmou em alta na segunda metade da sessão de ontem, chegando a bater 112 mil pontos na máxima. Nos Estados Unidos, o S&P 500 acabou em leve alta de 0,2% e renovou o seu recorde de fechamento.

Confira aqui o Morning Call na íntegra:

No noticiário econômico, o destaque foi o sexto mês seguido de crescimento da indústria. A produção subiu 1,1% em outubro ante setembro. O resultado foi divulgado pelo IBGE ontem e veio abaixo do aumento projetado pelo time de Macroeconomia do Safra, em parte, como consequência da revisão do crescimento de setembro. Para o próximo mês, nossos especialistas esperam mais um avanço em torno de 1%.

E agora de manhã iremos conhecer o PIB do Brasil no terceiro trimestre do ano. Nosso time espera um salto de 8,9% em relação aos três meses anteriores. Contra o mesmo período do ano passado, deve haver queda de 3,4%.

Combate à Covid-19

Na frente sanitária, o Reino Unido anunciou ontem que pretende começar a aplicar em sua população a vacina anti-Covid desenvolvida pela Pfizer com a BioNTech já na semana que vem. O governo russo, por sua vez, também deve iniciar na próxima semana a vacinação em massa com o imunizante batizado de Sputnik V.

Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde disse que receberá, até fevereiro, 15 milhões de doses da vacina da AstraZeneca com a Universidade de Oxford. Já a Anvisa definiu os requisitos para autorizar o uso emergencial de vacinas no Brasil. Segundo a agência, apenas vacinas na fase três de testes poderão entrar com esses pedidos.

Galileo, Maxwell e Faraday

Temos mostrado aqui o ótimo desempenho dos ativos nas últimas semanas. E esse momento positivo não se reflete apenas nos índices de ações. Vários fundos multimercado do Safra têm conseguido capturar, por meio de uma gestão ativa, a melhora nessa e em outras classes.

O Safra Galileo, por exemplo, fechou novembro com alta de 2,2%, entregando em apenas um mês um retorno que a Selic, no nível atual, levaria mais de um ano para alcançar. Ganho similar foi obtido pelo Safra Maxwell, nosso fundo quantitativo, e pelo Safra Faraday, nosso fundo de fundos.

Com isso, a rentabilidade desses fundos em 12 meses vêm ganhando com folga das suas referências, com destaque para o Galileo, que acumula nesse período um retorno equivalente a 238% do CDI.