Depois de se aproximar dos 120 mil pontos, o principal índice de ações da Bolsa, o Ibovespa, interrompeu a sequência de ganhos da semana nesta quinta-feira. O índice fechou em queda de 0,39%, aos 119.261 pontos. Ainda assim, o dia foi de oscilações perto da estabilidade, e o índice avança mais de 3% no acumulado destes últimos dias. 

Já o dólar comercial encerrou o dia em alta de 1,47%, cotado a R$ 5,45.

Reforma tributária

No noticiário político, após a definição da lista de temas prioritários para serem votados na Câmara e no Senado, começamos a ter um pouco mais de visibilidade sobre algumas datas.

Ontem, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira sinalizaram que pretendem ter a reforma tributária aprovada entre agosto e outubro. Para isso, pediram para que o relator da proposta, Aguinaldo Ribeiro, apresente seu parecer sobre o assunto até o fim deste mês.

Já a Comissão Mista de Orçamento deve ser instalada na próxima terça-feira.

Petrobras e a política de preços

No noticiário corporativo, as ações da Petrobras, uma das mais representativas do Ibovespa, chegaram a cair cerca de 2%, mas encerraram o dia perto da estabilidade. Há incertezas sobre a política de preços da estatal, e o governo sinalizou que deve realizar algum anúncio sobre este tema ainda hoje.

Recorde nos EUA 

Já nos Estados Unidos, o S&P 500 avançou 1,1% e renovou o seu recorde de pontuação, aos 3.872 pontos..

Após a surpresa positiva para o emprego no setor privado, que comentamos nesta semana, ontem foi a vez dos números de seguro-desemprego apresentarem uma visão positiva. Os novos pedidos recuaram para 779 mil na semana passada. O consenso de mercado esperava um número maior, em torno de 835 mil.

Mas o principal dado da semana sobre o mercado de trabalho americano será divulgado logo mais, às 10h30.

É o relatório de emprego de janeiro, conhecido no mercado como payroll. Ele traz informações como taxa de desemprego e variação nos postos de trabalho na economia como um todo. A projeção é que o desemprego continue em 6,7%.

Onde investir na Bolsa em fevereiro

Seguimos com a perspectiva positiva para a Bolsa. E você pode entender em mais detalhes a nossa visão em uma live sobre o tema hoje, às 15 horas, com os especialistas da nossa Corretora.

Eles vão comentar sobre as ações que acreditamos que devem compor as carteiras neste mês.

Lembrando que é importante conhecer o seu perfil de investidor, para entender quanto da sua carteira deveria estar alocada em renda variável. Acompanhe a live a partir das 15h.