O Ibovespa teve um dia de oscilações perto da estabilidade no dia de ontem, assim como observamos no mercado americano. No entanto, o índice conseguiu sustentar o patamar dos 124 mil pontos, com uma alta de 0,30%, aos 124.367 pontos. Já o dólar se destacou por recuar 1,08%, cotado a R$ 5,26.

Destaques nos Estados Unidos

Nestes últimos dias, os investidores têm aguardado por novas sinalizações na economia nos Estados Unidos, que pode trazer mais clareza para a política monetária americana.

Hoje, por exemplo, sai o dado mais aguardado da semana: o PCE, às 9h30. Esse é o índice de inflação mais utilizado pelo Federal Reserve, o banco central americano, para suas decisões de política monetária.

Projetamos que o PCE de abril deve mostrar alta de 3,7% na medida em 12 meses, e o núcleo do PCE, que exclui os itens mais voláteis da conta, deve marcar avanço de 3,0%.

Também é aguardado por lá o anúncio do presidente Joe Biden para o Orçamento de 2022. Notícias na imprensa sugerem que o valor pode chegar a 6 trilhões de dólares, o que seria o maior gasto desde a primeira guerra mundial.

Europa

Vale mencionar também que na Europa, o índice Stoxx 600, que reúne ações de 600 empresas de diferentes países europeus, registrou ontem um novo recorde histórico de fechamento. No ano, a alta é de mais de 11%.

Auxílio emergencial

Já no Brasil, além de seguirmos monitorando a agenda de reformas, um dos temas que vem ganhando força nesta semana é a possibilidade de uma extensão do auxílio emergencial, que deve se encerrar em julho.

Ontem, o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que, embora este não seja o cenário que o governo trabalhe, é possível haver a prorrogação do auxílio emergencial caso a vacinação não alcance níveis próximos de 70% da população até o fim de julho.

Dólar em queda

Já o dólar se destacou por recuar mais de 1%, influenciado pela decisão da Fitch de manter o rating soberano do Brasil na nota BB-, considerando que o teto fiscal será mantido.

Também contribuiu para a queda do dólar o forte superávit primário do governo central. Divulgado ontem, o número para abril mostrou um resultado positivo de 16,5 bilhões de reais, próximo do teto das projeções no mercado.

Agenda local

Na agenda local de hoje, às 8 horas a FGV revela o IGP-M de maio. O indicador deve mostrar alta de 3,96% na comparação mensal e de 36,9% na comparação anual.

E, às 9h30, o Banco Central divulga o estoque de crédito em abril. Nossa projeção é por um novo crescimento do estoque de crédito, que deve avançar 0,3% sobre março.

Conjuntura Safra Invest

Fechando a semana, às 16 horas teremos a live Conjuntura Safra Invest, trazendo uma visão atualizada sobre a economia e os investimentos. Você pode acompanhar a transmissão no canal do Safra no YouTube.