O mercado brasileiro voltou a registrar mais um dia de bons ganhos. Ontem, o Ibovespa subiu 2,05%, aos 99.770 pontos, retornando aos níveis do começo de março, quando a crise do novo coronavírus começava a ganhar força. Já o dólar comercial recuou 0,63%, aos R$ 5,35.

Esse sentimento positivo foi influenciado pela divulgação das vendas no varejo em maio. O número, com um crescimento de 19,6% no conceito ampliado, o que inclui categorias como materiais de construção e veículos, superou a projeção do nosso time de Macroeconomia e surpreendeu até mesmo as projeções mais otimistas do mercado. Este foi o maior avanço da série histórica, que começou em 2003. Ainda assim, na comparação anual, o desempenho foi 14,9% menor.

Confira as explicações do estrategista Jorge Sá:

Noticiário internacional

O dia também foi de ganhos nos Estados Unidos, embora em uma sessão mais volátil. Por lá, o bom desempenho das empresas de tecnologia favoreceram o movimento de alta, mas os investidores acompanham com atenção os números de novos contaminados pelo coronavírus, que continuam batendo recordes em diferentes estados do país. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, ontem o país ultrapassou a marca de 3 milhões de casos.

A volatilidade deve permanecer enquanto a crise sanitária não for solucionada. Por isso, também seguimos atentos à corrida por uma vacina. Ontem, o destaque ficou para a farmacêutica americana Moderna, que anunciou a expectativa de começar a terceira fase de testes neste mês. A terceira fase é quando a vacina é aplicada em milhares de pessoas. Já há farmacêuticas trabalhando nesta etapa, com destaque para a britânica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.

Privatizações

O tema das privatizações também deve voltar ao radar. Segundo notícias na imprensa, o governo negocia mudanças no projeto de lei para a privatização da Eletrobras avançar no Congresso. Entre as medidas citadas, estão a criação de uma golden share, que daria ao governo o direito de veto mesmo após a privatização, a criação de um fundo para investimentos na região norte e medidas para conter um aumento na conta de luz.

Esta é uma das privatizações mais aguardadas no plano do governo, sendo parte importante da agenda de ajuste nas contas públicas. O secretário especial do ministério da economia, Salim Mattar, falou em live do Safra na semana passada que se o projeto de lei for aprovado no Congresso até setembro, a privatização pode acontecer no primeiro trimestre de 2021.

Safra Report 

Apresentamos hoje o Safra Report. Este é um relatório mensal que detalha a nossa visão para os investimentos e traz o nosso olhar para quatro carteiras com perfis de risco distintos.

Para este mês, promovemos algumas alterações para aproveitar melhor os potenciais ganhos relativos entre os ativos. Ou seja, em praticamente todas as carteiras reduzimos um pouco da exposição à renda fixa e ampliamos a participação na renda variável.

Acreditamos que a renda variável, mesmo com a alta recente na Bolsa, tem perspectivas positivas por conta da expectativa de recuperação da economia aliada ao atual ambiente de juros muito baixos. Mas é importante lembrar que a renda fixa continua sendo importante, até como um instrumento para reduzir a volatilidade, que, como falamos, deve continuar. E os fundos multimercados permanecem centrais em nossa estratégia para navegar com mais agilidade neste ambiente de incertezas.

Para conferir o Safra Report e conhecer a nossa visão atualizada para as carteiras de investimentos, clique aqui.