O principal índice de ações da Bolsa, o Ibovespa, acumulou mais uma alta e já se aproxima novamente dos 120 mil pontos. No fechamento de ontem, o Ibovespa registrava alta de 1,26%, aos 119.725 pontos. Já o dólar comercial apresentou valorização de 0,30%, cotado a R$ 5,37.  

EUA seguem no positivo

Nos Estados Unidos, o S&P 500 foi impulsionado por balanços de empresas sobre o quarto trimestre, que agradaram aos investidores. Entre as companhias que surpreenderam positivamente, estão nomes como a Amazon e a Alphabet, holding controladora do Google.

Ainda por lá, havia a expectativa por alguns indicadores da economia. O relatório ADP mostrou a criação de 174 mil vagas de trabalho no setor privado em janeiro, superando as expectativas do mercado, que eram de 60 mil postos.

Já o indicador de atividade no setor de serviços americano, medido pelo ISM, avançou para o maior nível em janeiro em quase dois anos. O indicador contrariou a projeção do mercado, que era de queda, e avançou dos 57,7 pontos para 58,7 pontos.

As 35 prioridades

No Brasil, o principal destaque do dia ficou por conta da aproximação entre o poder executivo e o Congresso. Desde o início da semana, a vitória de nomes apoiados pelo governo para liderar a Câmara e o Senado tem sido bem recebida pelos investidores.

E ontem, o governo entregou uma lista de 35 prioridades para avançarem nas duas casas. Entre elas, estão temas como a reforma administrativa e tributária e a PEC Emergencial.

O documento ainda lista a privatização da Eletrobras, tema que se destaca, após a recente saída de Wilson Ferreira Junior do comando da estatal.

Ainda ontem, o governo também voltou sua atenção para o Orçamento, pedindo a aprovação da lei orçamentária até o mês de março.

Tech Thursday

Para hoje, a agenda econômica está esvaziada, mas teremos mais uma transmissão da série Tech Thursday.

Convidamos representantes da SAP, empresa focada em softwares empresariais, e da Solinftec, uma empresa de tecnologia agrícola. Acompanhe a partir das 10h em nosso canal no YouTube.

Anvisa flexibiliza regras

No noticiário sobre a pandemia, destaque para o anúncio do governo de São Paulo, que irá retomar os serviços não-essenciais a partir deste fim de semana. Com isso, restaurantes, cinemas e shoppings, por exemplo, poderão reabrir.

Até então, estava em vigor uma regra que colocava todo o Estado na fase vermelha durante os finais de semana e as noites em dias úteis.

E depois do fechamento de ontem, a Anvisa determinou que não é mais necessário apresentar estudos clínicos da fase 3 para entrar com pedido de uso emergencial das vacinas, abrindo caminho para a aplicação de outros imunizantes.

O Ministério da Saúde declarou, em seguida, que terá uma reunião amanhã com representantes da russa Sputnik e da indiana Covaxin para negociar a compra de 30 milhões de doses.

No exterior, levantamento na imprensa internacional mostra que o mundo, agora, tem mais vacinas aplicadas do que casos de infecções.

Atualmente, 66 países começaram a vacinação, sendo aplicadas mais de 104 milhões de doses, com destaque para os Estados Unidos, que respondem por mais de 33 milhões.