O Ibovespa fechou em alta pela segunda sessão consecutiva, operando acima dos 128 mil pontos pela primeira vez neste mês de julho.

O índice deixou para trás o ambiente mais moderado no exterior, após o anúncio do parecer preliminar para a segunda parte da reforma tributária, que trata das alterações no Imposto de Renda e da taxação de lucros e dividendos.

Em relação ao texto enviado pelo governo, a nova proposta na Câmara dos Deputados traz um corte maior sobre o imposto corporativo e exclui a tributação sobre os rendimentos de fundos imobiliários. A perspectiva de que a isenção será mantida deu força novamente aos ativos da classe.

Como contrapartida, o relatório apresentado ontem propõe retirar incentivos fiscais de cerca de 20 mil empresas. Ainda assim, segundo o relator, o projeto deve resultar em queda líquida de R$ 30 bilhões na arrecadação do Imposto de Renda.

Ainda em Brasília, o presidente da República sancionou com vetos a lei que viabiliza a privatização da Eletrobras. Entendemos que os pontos retirados não alteram significativamente o texto. Entre as propostas que caíram estão alguns temas trabalhistas, bem como a proibição de extinção de subsidiárias.

Os vetos ainda serão apreciados pelos congressistas, mas seguimos acreditando que o processo de diluição da participação estatal na Eletrobras seja concluído no ano que vem, como prevê o governo.

Os índices de ações nos Estados Unidos tiveram uma correção ontem, diante dos novos dados de inflação no país. O índice CPI subiu 5,4% em 12 meses até junho. A taxa veio acima das expectativas e foi a maior desde agosto de 2008.

No entanto, a pressão de alta foi concentrada em fatores transitórios relacionados aos choques de oferta e à reabertura da economia. Grande parte do aumento se deve, por exemplo, ao novo salto nos preços de automóveis usados.

Já aqui no Brasil, o volume de serviços cresceu 1,2% na passagem de abril para maio. O resultado veio em linha com o esperado pelo Safra e acima do consenso de mercado. Um dos destaques positivos foi o segmento de transportes, em meio à recuperação da demanda por passagens aéreas.

E na agenda de hoje, os investidores irão acompanhar atentamente as declarações do presidente do banco central dos Estados Unidos ao Congresso americano.