Os mercados globais seguem alternando sessões de alta e queda sem uma direção única definida no curto prazo.

Após uma forte desvalorização na segunda-feira, os principais índices acionários se recuperaram no pregão de ontem.

Aqui no Brasil, o Ibovespa seguiu o movimento externo, porém com uma alta limitada, após dados da atividade econômica ficarem abaixo da estimativa do mercado.

Nos EUA, contribuiu para a alta das ações a divulgação do índice de atividade de serviços, que ficou acima da projeção dos analistas, mostrando sinais positivos da economia norte-americana e dando fôlego ao mercado.

Apesar dos indicadores, os mercados seguem monitorando a redução do programa de estímulos do Fed e um possível aumento de juros. Por aqui, o risco fiscal e o avanço da inflação preocupam os investidores. Vale lembrar que na sexta-feira, o IBGE irá divulgar os dados oficiais do IPCA.

Destaque também para o preço do petróleo que fechou no maior patamar em 7 anos. Com isso, apesar da leve alta do Ibovespa, as ações da Petrobras e da Petrorio, empresas que se beneficiam da commodity, fecharam o dia com forte valorização.

A alta no preço do petróleo segue preocupando o mercado local, dado o aumento da gasolina e as possíveis interferências do governo no controle de preços da Petrobras, além da pressão inflacionaria.

Ontem, o IBGE divulgou dados da atividade econômica brasileira. A produção industrial recuou 0,7% em agosto, em linha com a nossa projeção, porém abaixo da mediana do mercado, o que contribuiu para limitar a alta do Ibovespa na última sessão.

O indicador está 2,2% abaixo do último trimestre pré-crise da Covid-19.

Hoje, o mercado aguarda a divulgação da Pesquisa Mensal do Comércio com os dados para agosto.

No varejo restrito, esperamos que as vendas avancem 0,6% na comparação mensal e 2,1% em 12 meses. Para o varejo ampliado, projetamos que as vendas recuem em 0,3% na variação mensal e avancem 3,4% na comparação interanual. Em julho, foi registrado avanço de 1,1% no mês e de 7,1% no ano.

E também teremos hoje a live Conjuntura Safra Invest para comentar os desafios da economia e o que deve impactar o mercado nas próximas semanas. Acompanhe a partir das 16h, acessando o link que está aqui na descrição deste vídeo.