Os mercados de ações tiveram ontem mais um dia positivo. Além do pacote de estímulos aprovado nos Estados Unidos, contribuiu para o momento positivo a possível ampliação dos auxílios emergenciais no país, negociada no Congresso americano. Saiba mais no nosso Morning Call:

Também ajudaram os negócios ontem as notícias sobre vacinas contra a Covid. No Reino Unido, a vacina desenvolvida pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford está perto de ser aprovada, segundo a imprensa britânica. Se isso acontecer, ela pode começar a ser distribuída já na semana que vem.

Internamente, a nova Lei de Falências, sancionada na semana passada, segue repercutindo de maneira positiva no mercado. Segundo o Ministério da Economia, a legislação pode dobrar a taxa de recuperação de empresas nos próximos anos.

Bolsa sobe, mas dólar também

Nesse ambiente favorável, o Ibovespa alcançou ontem o seu terceiro dia seguido de alta. O bom humor, porém, não se refletiu no mercado cambial brasileiro. O dólar chegou a bater R$ 5,31 na máxima de ontem, e só recuou depois que o Banco Central anunciou um leilão de US$ 530 milhões à vista.

Mas esse comportamento da moeda brasileira está menos ligado a uma piora na percepção de risco dos investidores, do que a um movimento bastante técnico de demanda das instituições financeiras por dólares no final do ano.

Projeções do Safra

Aqui no Safra, contamos com um time de especialistas que busca constantemente decifrar os números da economia. O objetivo é buscar, seja a partir dos indicadores oficiais, seja por meio de índices de alta frequência, sinais que ajudem a definir quais são os cenários mais prováveis à frente.

Para 2021, nossos economistas enxergam uma evolução positiva em alguns dos principais dados econômicos do país. O crescimento do PIB, por exemplo, deve ser de 4,4%, e a expectativa é que a inflação fique dentro da meta do Banco Central.

E na agenda de hoje, iremos acompanhar a divulgação, daqui a pouco, da taxa oficial de desemprego no país. Nosso time espera que ela siga no nível de 14,6% e comece a ceder no ano que vem.