A sequência de quedas nos índices de ações americanos foi interrompida ontem, com a firme recuperação dos papéis do setor de tecnologia. O destaque com isso foi o Nasdaq, que terminou os negócios em alta de quase 2%.

Seguro-desemprego

Contribuiu para o bom humor nos Estados Unidos o número semanal de seguro-desemprego no país. O total de novos pedidos caiu para 444 mil, melhor do que o esperado pelo consenso de mercado e atingindo uma nova mínima desde o início da pandemia.

O resultado gerou otimismo ao sinalizar que a maior economia do mundo vem se recuperando, mas ainda não está tão perto da meta de emprego almejada pelo Fed, o banco central americano.

Ibovespa perto da estabilidade

Aqui no Brasil, o Ibovespa terminou o dia perto da estabilidade. O Ibovespa fechou em leve alta de 0,05%, aos 122.701 pontos. Já o dólar comercial encerrou em queda de 0,68%, cotado a R$ 5,28. O cenário externo favorável foi ofuscado pelo desempenho negativo das empresas exportadoras de commodities ontem.

As ações da Petrobras, por exemplo, perderam cerca de 1% ontem, em meio ao terceiro dia de queda na cotação do petróleo. O movimento mais uma vez esteve ligado a notícias sobre a retirada de sanções econômicas dos Estados Unidos ao Irã.

No radar

Internamente, a arrecadação federal de impostos veio mais positiva do que o esperado. O recolhimento de quase 157 bilhões de reais em abril representa uma alta real de 45% em relação ao mesmo período de 2020. Foi o melhor mês de abril da série histórica da Receita Federal, considerando dados atualizados pelo IPCA.

Em Brasília, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados adiou para segunda-feira o debate sobre o parecer da reforma administrativa. A expectativa é que o colegiado vote o texto no dia seguinte.

Já no noticiário sanitário, o governo do Maranhão confirmou ontem os primeiros casos oficiais da cepa indiana do novo coronavírus no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, dados preliminares indicam que essa variante tem capacidade de transmissão maior do que o vírus original.

E a agenda desta sexta-feira é menos movimentada e o mercado deve repercutir uma bateria de divulgações de índices PMI, entre eles o calculado pela Markit para a zona do euro.