O Ibovespa acompanhou ontem o cenário mais cauteloso no exterior. O índice também foi pressionado pela posição mais rígida apresentada pela Ata do Copom.

O documento alerta sobre possíveis impactos do risco fiscal sobre as projeções de inflação, o que inclusive levou o Banco Central a discutir aumentos maiores do que 1,5 ponto porcentual na reunião da semana passada.

No exterior, as bolsas americanas recuaram após a divulgação de um salto maior do que o esperado dos preços ao produtor nos Estados Unidos. O índice PPI atingiu alta anual de 9,6% em novembro, o maior nível da série histórica iniciada há mais de 20 anos. O resultado alimentou as expectativas por uma retirada mais acelerada dos estímulos no país.

Na Europa, a cautela também deu o tom do último pregão, apesar da indústria na Zona do Euro ter voltado a crescer em outubro, após dois meses de contração. A produção foi puxada pela alta de 3% na Alemanha na comparação com setembro.

Já na área da saúde, a Pfizer anunciou ontem que a sua pílula anti-Covid apresentou uma alta eficácia de 89%, funcionando inclusive contra a variante ômicron. Os testes serão analisados pela agência sanitária dos Estados Unidos.

Além disso, a vacina da farmacêutica americana ofereceria 70% de proteção contra hospitalizações provocadas pela nova variante, segundo um estudo preliminar realizado na África do Sul e que também foi divulgado ontem.

E o IBGE informou ontem que o setor de serviços recuou 1,2% na passagem de setembro para outubro, a segunda queda consecutiva. O resultado veio em linha com o esperado pelo Safra, e abaixo do consenso de mercado.

O destaque positivo foi o crescimento dos serviços de caráter mais presencial, como hotéis e restaurantes, que continuam a se recuperar com o avanço da imunização dos brasileiros contra o coronavírus.

Já as surpresas negativas vieram do segmento de seguros e das atividades ligadas ao beneficiamento de produtos agrícolas.

Esse e outros dados de atividade referentes a outubro serão consolidados nesta manhã pelo IBC-Br. O índice é considerado uma aproximação do PIB em base mensal, e a previsão do Safra é de queda de 0,6% na margem.

Já no exterior, teremos nesta tarde o anúncio de política monetária do banco central americano, que será seguido de um discurso do presidente da instituição, Jerome Powell.

Além disso, serão conhecidos novos dados sobre o varejo nos Estados Unidos e sobre a inflação no Reino Unido.