O Ibovespa fechou mais um pregão em alta. O índice chegou a subir mais de 1% logo na primeira hora de negócios, se aproximando dos 130 mil pontos, mas reduziu o ritmo ao longo do dia. No mercado cambial, o real registrou um dos maiores ganhos contra o dólar.

Entre os destaques internos, a taxa brasileira de transmissão de Covid calculada pelo Imperial College caiu para o menor nível desde novembro do ano passado. A instituição apontou que, embora siga em um patamar elevado, a taxa vem caindo há aproximadamente três semanas, um provável reflexo da vacinação no país.

Quanto aos indicadores econômicos, tivemos a divulgação do IBC-Br, considerado uma aproximação mensal do PIB. O índice recuou 0,4% em maio, na comparação com abril, um número mais negativo do que o esperado. Ainda assim, o Safra espera um resultado positivo para junho, com crescimento acima de 1%.

Já nos Estados Unidos, o S&P 500 voltou a fechar em terreno positivo. O índice conseguiu leves ganhos, diante das declarações do presidente do banco central americano.

Em meio à divulgação de dados de inflação acima do esperado, Jerome Powell voltou a admitir que as recentes altas são significativas, mas reforçou que os índices de preços devem perder fôlego ainda este ano, e que o Federal Reserve planeja por ora manter os estímulos monetários no país.

Na agenda de hoje, os investidores repercutem o anúncio do PIB da China observado no segundo trimestre.

A segunda maior economia do mundo cresceu 7,9% ante o mesmo período de 2020, uma desaceleração significativa, mas que já estava no radar dos analistas. Com isso, os mercados de ações na China e em Hong Kong tiveram em firme alta.

Os investidores voltam hoje a acompanhar mais uma participação do presidente do banco central americano em sessão do Congresso. Também será conhecida a produção industrial verificada nos Estados Unidos em junho.

E no episódio de hoje da Tech Thursday Safra, vamos conversar com executivos da Sinqia, empresa que lidera o mercado brasileiro de tecnologia para o setor financeiro.