A Bolsa brasileira chegou a abrir em alta ontem, mas virou para o negativo no começo da tarde e encerrou o dia com perdas de 2,41%, aos 94.666 pontos. Já o dólar comercial encerrou o dia em alta de 1,42%, cotado a R$ 5,63, apesar da intervenção do Banco Central no mercado de câmbio.

Já no cenário internacional, o dia foi de recuperação após as fortes perdas observadas na semana passada. Em Nova York, por exemplo, os principais índices de ações fecharam com ganhos de mais de 1,5%.

Confira os principais assuntos do mercado financeiro em nosso Morning Call:

Renda Cidadã

O destaque do dia ficou por conta do anúncio do Renda Cidadã, programa que assume o lugar do Renda Brasil e deve substituir o Bolsa Família. Embora o governo tenha defendido a manutenção do teto de gastos, o mercado acompanhou com cautela o modo como o programa deve ser financiado.

Sem um valor definido para o benefício, a proposta é que a verba venha de recursos de precatórios e do Fundeb, o que gerou uma repercussão negativa entre especialistas do Tribunal de Contas da União e entre parlamentares, avaliando que seria uma tentativa de driblar o teto de gastos. Assim, o debate sobre as contas públicas permanece em foco no mercado brasileiro.

Ontem também havia a expectativa de um anúncio sobre a reforma tributária e a nova CPMF, mas não houve consenso com o Congresso para avançar nesses temas.

Live Safra

Para o dia de hoje, temos uma live especial. Joaquim Levy, diretor de estratégia econômica e relações com o mercado do Safra, conversa com os diretores do Banco Central Otávio Damaso e Fernanda Nechio.

O tema da live será risco climático, crescimento sustentável e estabilidade financeira. Você pode acompanhar a transmissão no canal do Safra no YouTube, às 11 horas.

Previdência

Nos últimos anos, vimos uma mudança importante no cenário para os investimentos, com os juros baixos demandando, cada vez mais, uma nova composição para as carteiras em busca de uma rentabilidade maior.

Isso também vale para a Previdência. E é justamente por reunir recursos de longuíssimo prazo que a Previdência também pode aceitar produtos mais arrojados, sem esquecer da preservação do capital.

Esse também é um mercado sofisticado, que vai muito além da renda fixa, com alternativas para todos os perfis de investidores. Dessa forma, no Safra, além das opções na renda fixa, como o Safra Prev Fix Premium, temos produtos como os multimercados Newton e o Copérnico Plus.

E assim como acontece na nossa grade de produtos de investimentos, também temos uma prateleira aberta na Previdência. Isso significa que trazemos fundos de outras importantes gestoras, como a Adam, a Brasil Capital e a Canvas Capital.

Mas, para quem busca diversificar com um único produto e ainda contar com a gestão Safra, também temos o Faraday na Previdência. Esse é nosso fundos de fundos, ou seja, esse é um produto que compra cotas de fundos Safra e de outras importantes gestoras brasileiras.

Nele, os nossos especialistas identificam a melhor composição da carteira na Previdência e fazem essa curadoria no mercado para investir nos fundos que são destaque para cada momento.