O Ibovespa foi destaque de alta entre os principais índices do mundo na última semana, ao acumular valorização de mais de 4% no período.

A Petrobras, que responde por mais de 10% do índice brasileiro, foi a principal fonte de impulso nos últimos dias. As ações da estatal tiveram alta semanal de cerca de 12%.

O real também conseguiu um dos melhores desempenhos contra o dólar na semana passada, com apreciação de mais de 2%.

Os últimos números da economia brasileira vieram acima das expectativas. Após o bom desempenho dos serviços, o varejo foi a surpresa positiva na sexta-feira, puxado pelas vendas dos supermercados em novembro.

Já nos Estados Unidos, tivemos uma segunda semana de cautela nos mercados. Na sexta-feira, os dados sobre a indústria e o varejo por lá desapontaram os investidores.

Na última noite, acompanhamos a divulgação do PIB da China no quarto trimestre de 2021.

Como esperado, houve uma moderação no ritmo da segunda maior economia do mundo, que cresceu 4% na comparação anual. Com isso, o PIB da China fechou o ano passado com avanço de 8,1%.

Além disso, o Banco Popular da China cortou as taxas dos empréstimos de médio prazo pela primeira vez desde abril de 2020, buscando sustentar a atividade econômica.

E na agenda da semana, o destaque no Brasil é o anúncio do IBC-Br, que será conhecido hoje.

O índice é calculado pelo Banco Central e é considerado uma aproximação do PIB em base mensal. A previsão do Safra é de alta de 0,4% em novembro, na comparação com outubro.

Lá fora, o foco deverá estar em novos dados econômicos do Reino Unido, e em mais uma rodada de balanços corporativos das empresas americanas, incluindo nomes como Goldman Sachs e Bank of America, bem como P&G e Netflix.

Lembrando que o mercado nos Estados Unidos hoje está fechado para o Dia de Martin Luther King, o que tende a reduzir a liquidez nas outras bolsas.