As tensões entre Estados Unidos e China repercutiram mais uma vez nos mercados ao redor do mundo. Mesmo assim, o Ibovespa conseguiu se segurar em território positivo na sexta-feira. Já no mercado cambial, o real voltou a subir, fechando a semana com ganho de mais de 3% frente ao dólar.

As disputas entre as duas maiores economias do mundo devem seguir no radar dos investidores durante esta semana. Na sexta-feira, dois dias após o governo americano fechar o consulado chinês em Houston, no Texas, foi a vez de Pequim revidar e anunciar o fechamento do consulado americano em Chengdu.

Veja o Morning Call completo abaixo:

Também na sexta-feira, o IBGE divulgou a prévia da inflação oficial de julho. O avanço de 0,30% veio bem abaixo das expectativas dos analistas. O comportamento dos preços nas categorias ‘Alimentação em domicílio’ e ‘Transportes’ foi o maior responsável pela surpresa.

PIB e Selic

Se, por um lado, a trajetória moderada da inflação abre espaço para a redução da taxa básica de juros, por outro, a recuperação mais rápida da economia brasileira deve limitar os cortes do Banco Central. Nesse contexto, o time de Macroeconomia do Safra revisou a projeção para a Selic no ano.

Nossos especialistas acreditam agora que o BC irá efetuar o último corte do atual ciclo de baixa na semana que vem. A previsão é de queda de 0,25 ponto percentual, reduzindo a Selic a 2% ao ano.

Foi fundamental para a leitura da nossa equipe a retomada da economia do país já neste terceiro trimestre, fruto, entre outros fatores, da extensão de programas de transferência de renda e manutenção do emprego. Desse modo, o cenário-base do Banco Safra agora contempla uma queda de 5,5% no PIB em 2020, previsão levemente melhor do que a anterior.