O Ibovespa fechou a quarta-feira em queda, seguindo mais uma vez o comportamento do S&P 500 nos Estados Unidos.

O recuo do índice americano foi desencadeado pelo desempenho mais fraco do que o esperado do mercado de trabalho em julho por lá. Foi reportado pela ADP um aumento de 330 mil empregos no setor privado, menos da metade do observado no mês anterior.

Esse número é considerado uma prévia do relatório oficial de emprego dos Estados Unidos, que será conhecido amanhã.

A incerteza com o ritmo da economia ofuscou até mesmo os fortes dados do setor de serviços americano. O índice do ISM saltou para o maior nível da série histórica, superando o recorde anterior, registrado em maio.

Já aqui no Brasil, o índice de serviços da Markit apontou a expansão mais rápida em oito anos e meio, graças à diminuição das restrições em meio ao avanço da vacinação.

O índice também mostrou forte crescimento na Zona do Euro, onde o setor atingiu o maior nível desde 2006. Nesse ambiente, o Stoxx 600 ontem ampliou, pela terceira vez seguida, o seu recorde de pontuação.

E como se esperava, o Banco Central acelerou o passo e elevou ontem, por unanimidade, a Selic em 1 ponto porcentual, para uma taxa anual de 5,25%.

Em comunicado, o comitê de política monetária da instituição explicou que a postura mais dura busca ancorar as expectativas de inflação, evitando uma possível deterioração adicional em meio à retomada dos serviços no país, que deve gerar reajustes no setor.

O Banco Central também citou pressões de curto prazo sobre os preços da energia e dos alimentos, decorrentes de condições climáticas adversas neste ano.

Os dirigentes sinalizaram ainda que a próxima reunião deve ter uma nova alta de mesma magnitude na Selic, e reconheceram que o atual ciclo deve levar a taxa básica de juros para um patamar acima do considerado neutro, ou seja, moderando o ritmo de expansão da economia.

Desse modo, o Safra espera que a Selic suba para 6,25% em setembro e coloca um viés de alta na projeção para a taxa ao fim de 2021, hoje de 7%.

E vale lembrar que temos hoje mais um episódio da Tech Thursday Safra. O convidado é Gustavo Caetano, fundador da plataforma para conteúdo audiovisual Sambatech.