Apesar do desempenho positivo das ações ligadas a commodities, o Ibovespa fechou com leve queda ontem. Isso porque, mesmo com as manifestações do presidente da República a favor do teto de gastos e das privatizações, a cautela prevaleceu no mercado, após o ministro da Economia se referir a uma ‘debandada’ em sua pasta. Já nos Estados Unidos, o S&P 500 voltou a subir e terminou bem próximo ao maior nível da sua história.

Veja abaixo o Morning Call completo:

Ainda no exterior, o PIB do Reino Unido despencou 20,4% no segundo trimestre, na comparação com o primeiro. Com restrições mais concentradas no período de abril a junho, o tombo foi praticamente o dobro do verificado nos Estados Unidos ou na Alemanha.

É o pior resultado da série histórica iniciada em 1955, segundo o instituto responsável pelas estatísticas oficiais do Reino Unido. Isso derrubou o PIB por lá ao menor nível desde 2003 em termos reais. Já o resultado na margem foi mais positivo e a economia do conjunto de países cresceu 8,7% em junho.

Varejo em junho

Após uma alta recorde em maio, o volume de vendas no varejo cresceu novamente em junho. Desta vez, os dados do IBGE mostraram um avanço de 8% na comparação mensal com ajuste sazonal. O resultado veio melhor do que o consenso de mercado e em linha com a projeção da equipe de Macroeconomia do Safra.

Com uma alta de quase 70%, a maior variação veio do segmento de livrarias, bancas e papelarias. No conceito ampliado, que inclui o comércio de veículos e materiais de construção, as vendas cresceram 12,6% em relação a maio.

Olhando para o acumulado do segundo trimestre, nossos especialistas destacam o leve crescimento de supermercados e farmácias, categorias que foram consideradas essenciais durante o período de confinamento.

Já os grupos associados à moradia sofreram um choque inicial. Mas com a população passando mais tempo em casa, nosso time ressalta que o aumento dos investimentos nas residências fez o grupo disparar 23% de maio para junho, ficando estável no trimestre.