Após alguns pregões marcados pelo estresse, o dia ontem foi de estabilização nas bolsas. Assim como aconteceu na Europa, o Ibovespa fechou com leve ganho de 0,3%, recuperando os 97 mil pontos. Já nos Estados Unidos, os negócios foram ainda mais positivos por conta das altas nas ações de tecnologia. O Nasdaq, índice que reflete esse setor, subiu 1,7%.

Veja a seguir o Morning Call completo:

Entre os destaques do noticiário de ontem, estiveram as declarações do presidente do Fed no Congresso americano. Jerome Powell destacou que os Estados Unidos vivem uma recuperação acentuada, apesar das incertezas à frente. O presidente do BC americano também voltou a afirmar que a instituição dará suporte à economia pelo tempo que for necessário, e reforçou a importância de políticas fiscais de estímulo para a retomada.

Ata do Copom

Aqui no Brasil, o Banco Central divulgou ontem a ata do Copom, explicando sua visão para a política monetária. O documento não trouxe grandes surpresas e, segundo a equipe de Macroeconomia do Safra, reforçou que o ciclo de queda na Selic de fato chegou ao fim. Para nossos especialistas, novos cortes só deverão acontecer em caso de forte decepção com o ritmo de recuperação da economia.

Por outro lado, a instituição também mostrou que não pretende reduzir o grau de estímulo monetário, inclusive reafirmando a adoção do forward guidance, instrumento que sinaliza a trajetória futura da taxa de juros. Dessa maneira, o cenário-base do Safra prevê que a Selic seja mantida no atual nível de 2% neste ano e ao longo de 2021.

Strategy Ibovespa

Em um ambiente de juros muito baixos, os investimentos em Bolsa desempenham um papel fundamental nas recomendações do Safra. No entanto, sabemos que a exposição direta a ações pode implicar uma volatilidade acima do que seria indicado a investidores com perfil de risco mais conservador.

É por isso que o Safra também oferece produtos desenhados para elevar o potencial de retorno das carteiras, sem expor nossos clientes a riscos que eles não desejam enfrentar em determinado momento, ou que tenham a preservação do capital como prioridade.

Um exemplo é o Strategy Ibovespa, um produto para o investidor que deseja participar de parte dos ganhos potenciais do principal índice de ações do país, contando com o capital garantido pelo Safra. Essa operação estruturada, chamada tecnicamente de COE, tem prazo de três anos e suas regras preveem três cenários.

Se o Ibovespa atingir uma valorização de 40% em qualquer momento até o vencimento, o investidor ganhará ao fim do período uma taxa prefixada, já definida na contratação do produto. Se esse teto não for atingido, há outras duas possibilidades. O aplicador ou receberá a alta acumulada pelo índice, ou, em caso de queda, receberá de volta o valor investido.

Ou seja, o produto é ideal para aqueles que acreditam que o Ibovespa deve se valorizar moderadamente no médio prazo, e desejam diversificar a carteira com maior previsibilidade de retornos do que na renda variável tradicional. Confira mais detalhes na descrição deste vídeo. Confira mais detalhes aqui.