Com o avanço de mais de 9% alcançado em dezembro, o Ibovespa conseguiu encerrar 2020 com um ganho anual de 2,9%. Nos Estados Unidos, a alta acumulada pelo S&P 500 no ano foi de 16,3%.

Hoje, o mercado futuro americano e os índices europeus sobem, indicando um início positivo na primeira sessão do ano. Vale lembrar que, olhando mais adiante, a projeção dos analistas do Safra para o Ibovespa é de 131 mil pontos em 2021.

Veja abaixo o Morning Call completo:

Na agenda da semana, vamos monitorar a eleição para duas cadeiras no Senado americano. A decisão acontece amanhã na Geórgia, e pode dar o controle do Congresso ao Partido Democrata.

Também seguimos acompanhando o progresso das campanhas de vacinação contra o coronavírus ao redor do mundo. Hoje a substância produzida pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford começa a ser aplicada no Reino Unido. Aqui no Brasil, a Fiocruz recebeu autorização para importar dois milhões de doses dessa vacina e irá pedir no dia 15 a autorização para o uso.

Entre os indicadores internos, o destaque é o resultado da produção industrial em novembro. O dado será divulgado pelo IBGE na sexta-feira de manhã, e nosso time de Macroeconomia projeta um crescimento de 2,4% na comparação com outubro.

Contas públicas

Depois de computar os os dados divulgados pelo Banco Central na semana passada, nossos especialistas calculam que o setor público deve ter fechado 2020 com déficit primário de 800 bilhões de reais, ou 11% do PIB.

Os números mostram uma recuperação nas receitas do governo, graças à retomada das atividades e ao pagamento de impostos que foram adiados no começo da pandemia. Pelo lado das despesas, fora as medidas em resposta à pandemia, a trajetória se mostra estável.

Os economistas do Safra reforçam, no entanto, a importância de reformas no país, sem as quais o teto de gastos deve se tornar insustentável a partir de 2023.

Esse é um tema que precisa ser acompanhado constantemente, já que, como vimos durante alguns meses do ano passado, as expectativas dos investidores em relação à situação fiscal do país têm impactos significativos nos preços dos ativos.