Comentamos recentemente sobre a importância de acompanhar o avanço do coronavírus na China e seus impactos na economia global. Pois tivemos alguns sinais adicionais nesta semana: a Apple anunciou que vai descumprir sua estimativa de receitas para o primeiro trimestre deste ano justamente por conta do vírus. Esta notícia traz mais incertezas ao mercado, e é um sinal ruim especialmente para as empresas de tecnologia, que produzem muitas de suas peças na China.

Outro sinal negativo veio da Alemanha. Um índice de expectativas do mercado financeiro para a economia mostrou uma queda muito maior em fevereiro do que o mercado esperava. Por conta do perfil industrial, a Alemanha tem uma correlação forte com a China. Vale lembrar que essa é a economia mais importante da Europa.

Por aqui, vamos acompanhar, depois do pregão de hoje, os resultados da Petrobras para 2019. Nosso time de análise prevê números abaixo do consenso de mercado, então iremos monitorar o balanço e seus impactos no mercado.

Encerramento de ontem
Seguindo o desempenho negativo dos mercados internacionais, o Ibovespa terminou a terça-feira em queda de 0,29%, aos 114.977 pontos.

O dólar comercial também segue a trajetória de valorização contra diversas moedas ao redor do mundo. O câmbio encerrou o dia em alta de 0,64%, aos R$ 4,36.

Comentário do dia
Sempre enfatizamos a importância da Renda Fixa nas carteiras. Ela é mais presente entre os conservadores, mas até mesmo os mais dinâmicos devem incluir a renda fixa para equilibrar o risco e criar uma reserva de emergência, conforme já falamos em nossos relatórios mensais.  São muitas as opções. Desde os fundos de investimentos, passando pelos produtos de tesouraria como CDBs e Letras Financeiras e os produtos incentivados, que possuem isenção de imposto de renda, sejam emitidos ou não pelo Banco. E aqui no Safra nós conseguimos juntar a segurança de um banco sólido com ótimas oportunidades. Para conhecer mais, fale com a nossa equipe comercial.