Após engatar três sessões de alta, o Ibovespa teve um dia de correção. O índice acompanhou ontem o cenário externo mais cauteloso, mas teve como destaque positivo as ações do Magazine Luiza, que subiram quase 4%.

O movimento aconteceu após a companhia anunciar a maior aquisição da sua história, em uma transação bilionária pela plataforma de comércio eletrônico Kabum.

Nos Estados Unidos, as ações de tecnologia passaram por uma realização de lucros mais intensa, já que vinham negociando em níveis recordes. Por lá, as declarações do presidente do banco central americano não trouxeram novidades. Jerome Powell reiterou ontem que ainda é cedo para reduzir os estímulos à economia americana.

Os investidores ainda acompanharam nos Estados Unidos a divulgação dos dados semanais de seguro-desemprego. Os 360 mil pedidos iniciais reportados ontem renovaram a mínima desde a pandemia.

Além disso, a produção industrial na maior economia do mundo subiu 0,4% de maio para junho, levemente abaixo das expectativas, em razão da escassez persistente de semicondutores, que tem pressionado a fabricação de veículos. Mesmo assim, o setor ficou quase 10% acima do nível de um ano atrás.

Em Brasília, o Congresso Nacional aprovou o projeto que estabelece as bases para o Orçamento federal de 2022. O texto definiu as metas e prioridades para os gastos do governo, incluindo entre elas o programa habitacional Casa Verde e Amarela e o Programa Nacional de Imunização.

A proposta também estabeleceu que as despesas para a realização do Censo Demográfico não serão contingenciadas.

Vale destacar que os parlamentares mantiveram as estimativas econômicas do governo para o ano que vem, o que inclui um déficit primário de R$ 170 bilhões, quase 2% do PIB, mas que poderá ser revisado para baixo futuramente.

Com a aprovação, o texto segue para sanção presidencial e o Congresso entrará em recesso até o fim do mês.

Sobre a agenda de hoje, o destaque é o total de vendas no varejo dos Estados Unidos. O consenso de mercado prevê queda de 0,5% na passagem de maio para junho.