O Ibovespa teve ontem seu primeiro dia de ganhos na semana. O principal índice de ações do país avançou 1,57% e fechou aos 102.802 pontos. Já o dólar comercial encerrou o dia em leve alta de 0,14%, cotado a R$ 5,29.

Confira as explicações para o movimento em nosso Morning Call:

Decisão do Copom

No Brasil, o mercado estava no aguardo por mais um corte de juros, que foi confirmado pelo Banco Central ontem à noite, levando a taxa Selic a 2% ao ano, conforme já era amplamente esperado.

Mas o foco estava no comunicado do Copom, porque há um grande debate no mercado sobre o fim do ciclo de queda dos juros. Para o time de Macroeconomia do Safra, o tom usado ao anunciar a decisão deixa a porta aberta para um novo corte, mas sinaliza a disposição em manter a taxa Selic no atual patamar de 2% ao ano.

Expectativa por EUA

Já no cenário internacional, a imprensa americana vem relatando progresso nas discussões entre republicanos e democratas para um acordo no pacote de ajuda de 1 trilhão de dólares. Com isso, o principal índice de ações da bolsa de Nova York, o S&P 500, aos 3.328 pontos, já se aproxima da máxima histórica de 3.386 pontos.

Ainda nos Estados Unidos, foi revelada ontem a criação de 167 mil postos de trabalho no setor privado em julho, segundo dados do Instituto ADP. Esse número frustrou o mercado, que esperava 1 milhão de novos postos de trabalho, mas o nosso time de Macroeconomia lembra que o dado de junho teve uma forte revisão para cima, passando de 2,4 milhões para 4,3 milhões de novos postos.

Esses números são vistos como uma prévia do relatório de emprego, que será divulgado pelo departamento de trabalho americano amanhã.

Petróleo

O petróleo também esteve em destaque. Com o anúncio de uma queda nos estoques na semana passada, o contrato futuro para setembro do barril negociado em Nova York, o WTI, subiu 1,2% e alcançou a maior cotação desde o início da crise do petróleo entre Rússia e Arábia Saudita, em março, aos US$ 42,19. E isso trouxe reflexos positivos, por exemplo, nas ações da Petrobras, que saltaram 6,43% ontem.