O principal índice de ações da Bolsa, o Ibovespa, começou a semana com bons ganhos. O índice chegou a subir quase 2% durante o dia, mas encerrou em alta de 0,74%. Já o dólar comercial encerrou o dia em leve queda de 0,07%, cotado a R$ 5,30.

Esse desempenho veio em um dia de liquidez reduzida, por causa do feriado nos Estados Unidos, e em meio ao início da vacinação no Brasil. Confira os principais assuntos do mercado financeiro no Morning Call:

Coronavac

E ontem o Butantan entrou com um novo pedido para uso emergencial da Coronavac. A autorização concedida pela Anvisa no final de semana fazia referência a um lote de 6 milhões de doses importadas da China. Desta vez, o pedido é para a aplicação de 4,8 milhões de novas doses, produzidas em São Paulo.

Copom

Hoje começa também o primeiro dia de reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central, com apresentações sobre o cenário econômico do país. Mas a decisão sobre a taxa Selic acontece somente amanhã, ao final do dia.

Troca de governo nos EUA

O mercado também segue na expectativa pela cerimônia de posse de Joe Biden à presidência americana amanhã, e acompanha com atenção a audiência para confirmar Janet Yellen no comando do Departamento do Tesouro.

Ela vai comparecer hoje ao comitê de finanças do Senado americano, e deve apresentar mais detalhes sobre a política econômica do novo governo.

Cenários com Sonia Racy

Ainda nesta terça-feira, às 11 horas, também temos mais um episódio da série Cenários com Sonia Racy, com transmissão em nosso canal do YouTube.

O entrevistado da vez é o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella, em uma reflexão sobre os efeitos da pandemia na sociedade.

Perfil de investidor

Antes de escolher os melhores produtos para a sua carteira, o processo de investimento envolve uma série de etapas que devem ser seguidas. E uma das mais importantes é o preenchimento do perfil de investidor, também conhecido como suitability.

Aqui no Safra, trabalhamos com quatro perfis: ultraconservadores, conservadores, moderados e dinâmicos. Cada um deles conta com uma recomendação de investimento especifica e que busca a maximização do retorno respeitando o limite de risco para cada perfil.

Todos esses fatores são identificados através do preenchimento do suitability.

Essa análise considera um conjunto de informações sobre a situação financeira do investidor, o conhecimento e a experiência em relação ao mercado e a tolerância a risco.

Um investidor dinâmico, por exemplo, aceita uma parcela maior dos investimentos em renda variável e fundos multimercado, enquanto os conservadores também podem ter esses ativos na carteira, mas em menor proporção.

Conhecer e respeitar esses limites, que apresentamos todos os meses no Safra Report, é fundamental para que os investidores construam um portfólio de investimentos adequado às suas necessidades e à sua aceitação às possíveis oscilações nos investimentos.

No Safra, recomendamos a todos os nossos clientes, seja ele iniciante ou experiente, a manterem seus perfis de investidor sempre atualizados por meio do internet banking ou pelo nosso app.