Os acontecimentos de ontem trazem uma importante mudança de cenário para o Brasil. Com a decisão do Federal Reserve (banco central americano) em agir fora do calendário e anunciar um corte extraordinário de juros de meio ponto porcentual, acreditamos que o BC brasileiro vai optar por um corte de juros de pelo menos 0,25, podendo chegar a até 0,50, na próxima reunião, em 18 de março.

Também acreditamos que pode haver outro corte adicional na reunião de maio, mas o BC afirmou ontem à noite que ainda irá avaliar os efeitos do coronavírus na economia durante as próximas semanas.

A retomada do ciclo de queda nos juros americanos já era esperada pelos analistas do Safra. Mas o momento da decisão surpreendeu os investidores. A ação ocorre de modo preventivo, já que os mercados apresentaram volatilidade desde as notícias sobre o avanço do coronavírus fora da China.

Vale lembrar que o Fed volta a se reunir em 18 de março, mesmo dia da próxima reunião de política monetária aqui no Brasil.

Comentário do dia

O noticiário de ontem adicionou mais volatilidade ao mercado. Em momentos como esse, é importante manter a visão de médio e longo prazo para evitar a tomada de decisões precipitadas.

O coronavírus trará algum impacto para a economia global, mas até o momento entendemos que a doença não altera os fundamentos das decisões de longo prazo.

Nós reforçamos a importância da diversificação de investimentos e seguimos convictos com o nosso cenário. Por isso, mantemos nossa visão para as carteiras, que contam com a alocação entre diferentes classes de ativos, o que inclui renda fixa, fundos multimercado, fundos imobiliários e renda variável.