O Ibovespa, o principal índice de ações da Bolsa, acumulou ontem mais um dia no negativo. O Ibovespa fechou em queda de 1,10%, aos 118.328 pontos. Já o dólar comercial encerrou o dia em alta de 0,95%, cotado a R$ 5,36.

Confira os principais assuntos do mercado financeiro no Morning Call:

Envio de vacinas da Índia

Com uma agenda econômica esvaziada, os investidores se dividiram entre notícias sobre a vacinação e os efeitos da pandemia sobre a situação fiscal do país.

No início da tarde, a Índia confirmou que irá começar a exportação de vacinas para o Brasil. Logo após a notícia, o mercado esboçou uma reação.

São duas milhões de doses desenvolvidas pela Universidade de Oxford, em parceria com a AstraZeneca. As primeiras doses devem chegar hoje ao país.

Auxílio emergencial

Por outro lado, durante a semana também temos acompanhado declarações sobre o possível retorno do auxílio emergencial.

E ontem, candidatos apoiados pelo governo para as presidências da Câmara e do Senado comentaram sobre o tema.

No Senado, Rodrigo Pacheco, ao mencionar um momento de extrema necessidade, defendeu a retomada do auxílio emergencial ou do incremento do Bolsa Família. Ele ainda acrescentou que o teto de gastos pode ser relativizado.

Já na Câmara, Arthur Lira afirmou que, se houver um novo auxílio emergencial, ele deve ser desenhado de modo que o mercado financeiro suporte.

O tema tem sido acompanhado de perto pelos investidores, uma vez que há a dificuldade em acomodar as despesas do Orçamento ao teto de gastos, ferramenta vista como essencial para o controle das contas públicas.

A eleição para a presidência da Câmara e do Senado está marcada para o dia primeiro de fevereiro. Esse assunto deve continuar repercutindo na próxima semana. Lembramos que na segunda-feira, a Bolsa continuará fechada no Brasil devido ao feriado na cidade de São Paulo.

Novo recorde nos EUA

No cenário internacional, o mercado americano oscilou próximo da estabilidade, em leve alta de 0,03%, o suficiente para o S&P 500 renovar sua máxima histórica. Já o índice Nasdaq continua o movimento de forte alta dos últimos dias, e ontem acumulou ganhos de 0,55%.

Política monetária na Europa

Também acompanhamos a decisão do Banco Central Europeu, que manteve as taxas de juros no nível de 0% ao ano, como era esperado. As atenções estavam voltadas para as falas da presidente da instituição, Christine Lagarde.

Ela declarou que o bloco europeu provavelmente vai registrar uma contração na economia no quarto trimestre de 2020. Lagarde não deu pistas sobre novos estímulos monetários, mas voltou a pedir por novas medidas fiscais.