O dia de ontem foi marcado por notícias importantes nos Estados Unidos. Entre sinalizações positivas e negativas, no final do dia o Ibovespa encerrou em queda de 1,19% e fechou aos 100.854 pontos. Já o dólar comercial encerrou o dia em alta de 1,14%, cotado a R$ 5,53.

Confira os destaques no Morning Call do Safra desta quinta-feira:

Estímulos nos EUA

Logo pela manhã, os mercados registravam ganhos em meio a expectativas mais otimistas sobre um acordo entre democratas e republicanos para o pacote trilionário de ajuda à economia.

As negociações estão em um impasse há semanas, mas a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, renovou o otimismo ao sugerir que os democratas podem fazer cortes em sua proposta para chegar a um consenso com os republicanos.

Durante a tarde, no entanto, o banco central americano, o Fed, divulgou a ata da sua última reunião de política monetária, mostrando um tom mais cauteloso do que se previa e sugerindo que o BC americano pode revisar para baixo suas projeções econômicas.

Logo após a publicação do documento, o índice S&P 500, principal referência para a bolsa americana, apagou os ganhos e virou para o negativo, enquanto o Ibovespa acelerou a queda e o dólar ganhou força frente ao real.

Apple bate recorde

Mas o dia também teve uma marca positiva para as bolsas americanas. A Apple se tornou a primeira empresa a superar os US$ 2 trilhões em valor de mercado, depois de ver suas ações valorizarem quase 60% neste ano.

As empresas de tecnologia vêm apresentando um forte ano, com o índice Nasdaq acumulando ganhos de quase 25% em 2020 e renovando suas máximas históricas.

Debate fiscal no Brasil

No noticiário brasileiro, o debate fiscal segue em foco. Em meio às discussões sobre o cumprimento do teto de gastos, o prazo para enviar a proposta de Orçamento do próximo ano se aproxima do fim. O governo tem até 31 de agosto para enviar o texto ao Congresso, e as negociações para a distribuição das verbas ganham força e devem seguir ao longo dos próximos dias.

Segundo informações na imprensa, o governo também deve chegar a uma decisão sobre o auxílio emergencial nesta semana. A tendência é que o programa seja renovado, mas com valores menores.