Com o firme avanço de sexta-feira, o Ibovespa conseguiu registrar sua segunda alta semanal consecutiva. A variação acumulada nas últimas cinco sessões foi de 3,8%, reflexo do bom desempenho dos ativos no mercado internacional.

Confira a seguir o Morning Call do Safra:

Nos Estados Unidos, por exemplo, o S&P 500 subiu mais de 2% na semana e encerrou na sua máxima histórica. Vale destacar que observamos por lá uma rotação nos portfólios de ações dos investidores.

Posições que apostam mais no crescimento das empresas deram lugar a ações mais descontadas em relação aos fundamentos das companhias, o que pressionou papéis do setor de tecnologia, mas beneficiou o setor de energia, por exemplo. Esse movimento está ligado à expectativa de normalização das economias em meio ao progresso das pesquisas por uma vacina anti-Covid.

Na agenda da semana, o destaque é a divulgação de números sobre o desempenho em outubro das duas maiores economias do mundo.

Projeção para PIB em 2020 melhora

Na sexta-feira, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central indicou que o país deixou para trás a chamada ‘recessão técnica’, caracterizada quando uma economia recua por dois trimestres seguidos.

O IBC-Br apontou que o país cresceu 9,5% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores. Vale lembrar que o índice é uma aproximação do PIB em base mensal, e o resultado oficial ainda será divulgado pelo IBGE no início de dezembro.

De todo modo, a recuperação sinalizada pela economia brasileira entre julho e setembro superou as estimativas do time de Macroeconomia do Safra, que já eram bastante positivas. Com isso, nossos especialistas voltaram a melhorar a projeção para o PIB do país em 2020. De uma queda de 4,5%, o cenário-base do Safra agora prevê um recuo de 4,1%. Para 2021, nossa expectativa segue de crescimento de 4,5%.