Na semana passada, o principal índice de ações da Bolsa, o Ibovespa, apresentou queda de 1,4%, aos 101.353 pontos, enquanto o dólar ficou praticamente estável, cotado a R$ 5,43.

As atenções se voltaram para o debate sobre o cumprimento ou não do teto de gastos. Essa é uma regra fiscal que foi criada para limitar o crescimento das despesas do governo em busca de um equilíbrio nas contas públicas. Ainda sem um desfecho claro, essa discussão deve continuar nesta semana. Para relembrar o que aconteceu nos últimos dias, veja nosso resumo semanal

Para entender o que esperar na semana, confira o Morning Call:

Agenda da semana

Ao mesmo tempo, também podemos ter novidades sobre o auxílio emergencial, que se encerra neste mês e ainda não há uma decisão sobre sua prorrogação ou não. O programa tem ajudado a repor a queda da massa salarial, mas representa um custo mensal de 50 bilhões de reais.

Já a agenda de indicadores econômicos dos próximos dias é leve. O destaque fica para os números de arrecadação federal em julho, na quinta-feira, que vão oferecer uma primeira sinalização sobre a atividade do terceiro trimestre.

No cenário internacional, vale ficar de olho na ata do Fomc, na quarta-feira. O documento é acompanhado de perto pelo mercado por trazer uma visão detalhada do banco central americano sobre a economia. Os investidores também seguem aguardando algum progresso nas negociações do Congresso americano sobre um novo pacote de estímulos.

Projeção para o PIB

Na semana passada tivemos uma série de indicadores importantes sobre o mês de junho. Nosso time de Macroeconomia avalia que tivemos surpresas positivas na indústria e no varejo, e o setor de serviços começa a apresentar o início de uma recuperação gradual.

Com isso, o final de segundo trimestre se mostra mais promissor e a perspectiva da velocidade de recuperação no terceiro trimestre é positiva.

Ao incorporar essas novas informações, nosso time de Macroeconomia atribuiu um viés de alta para a projeção do PIB no ano, que atualmente é de uma retração de 5,5%.