O Ibovespa conseguiu acumular uma alta de 0,9% em fevereiro, sustentada na reta final do mês pela perspectiva de uma negociação de cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia. Já o real acumulou avanço de 2,8% contra o dólar no período.

No entanto, nos últimos dois dias, enquanto a B3 permanecia fechada, os mercados voltaram a operar de modo mais cauteloso nos Estados Unidos e na Europa, ante o recrudescimento dos conflitos ao redor de Kiev.

Entre os principais papéis brasileiros negociados no exterior, os bancos sofreram recuos mais firmes, enquanto a Vale e a Petrobras conseguiram ganhos em ambas sessões, após divulgarem lucros recordes na semana passada.

No caso da estatal, os preços do petróleo seguem como maior fonte de impulso. O barril de Brent, que operou no nível de US$ 70 no final do ano passado, ontem chegou a ser negociado acima dos US$ 107.

Isso apesar do anúncio de que os Estados Unidos e outros países decidiram liberar um total de 60 milhões de barris de suas reservas estratégicas.

A leitura dos investidores é de que esse volume pode ser insuficiente para fazer frente ao declínio dos estoques de petróleo, em um cenário de incertezas quanto às exportações da Rússia e ao ritmo de produção da Opep.

Embora seja bem mais curta, a semana de negócios no Brasil deve ser movimentada por números e eventos importantes.

Hoje, a principal influência vem de fora, com a participação do presidente do Fed, Jerome Powell, em sessão na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.

O mercado monitora sinais que possam indicar o impacto das atuais tensões geopolíticas sobre o ciclo de aumento de juros planejado pelo banco central americano.

Além disso, temos por lá o relatório de emprego da ADP, trazendo o desempenho do setor privado no mês de fevereiro. Os investidores ainda repercutem a prévia da inflação observada na Zona do Euro também em fevereiro.

Aqui no Brasil, acompanhamos os novos dados da balança comercial. Mas o destaque da semana será o PIB oficial do país no quarto trimestre de 2021, que será divulgado pelo IBGE na manhã de sexta-feira.