O Ibovespa e os índices americanos chegaram a recuar em torno de 1% ontem, pouco depois que o banco central americano anunciou a sua decisão de política monetária, mas conseguiram devolver parte das quedas ao longo da tarde. Já o dólar chegou a ser negociado abaixo dos R$ 5 pela primeira vez em um ano, mas também foi afetado pelo evento.

O banco central dos Estados Unidos não alterou a taxa básica de juros do país, nem o seu programa de compra de ativos. No entanto, a estimativa da instituição para a inflação em 2021 subiu de 2,4% para 3,4%.

Além disso, a maioria dos dirigentes do comitê de política monetária do Fed passou a defender pelo menos dois aumentos de juros até o fim de 2023. E o presidente do BC americano, Jerome Powell, afirmou que já foi discutida uma eventual redução de estímulos no país, embora o momento para isso acontecer siga indefinido.

A leitura que se refletiu nos preços dos ativos ontem foi de que o Fed mostrou um tom menos tolerante com a inflação, diante do aquecimento da economia americana. Vale lembrar que, quando o mercado prevê um aperto monetário maior por lá, a tendência em geral é de fortalecimento do dólar e menor procura por ativos de risco.

Depois do fechamento do mercado, foi a vez do Banco Central do Brasil definir a sua taxa básica de juros. O Copom seguiu com o ritmo prometido e elevou, por unanimidade, a Selic em 0,75 ponto porcentual.

O comitê sinalizou que a próxima reunião terá um aumento da mesma magnitude, e retirou de seu comunicado a menção a um ajuste parcial, reforçando nossa previsão de que a Selic irá chegar ao nível de 6,5% em 2021.

O BC ainda observou que pode acelerar o passo das altas, caso as projeções de inflação continuem subindo, uma postura mais dura que entendemos que pode contribuir para ancorar as expectativas.

No noticiário interno, a análise da MP que trata da privatização da Eletrobras foi iniciada ontem no Senado, mas a votação foi adiada para a sessão de hoje.

Ainda em Brasília, o mercado continua atento ao novo programa do governo que pretende substituir o Bolsa Família. Segundo o presidente da República, o valor do benefício subirá cerca de 50%, mas o governo ainda irá anunciar como esse aumento será financiado.

E hoje temos um novo episódio da Tech Thursday Safra. O convidado é Breno Masi, fundador do estúdio de jogos Afterverse.