O Ibovespa fechou a quinta-feira em baixa, pressionado pelas ações de frigoríficos, após autoridades municipais da China afirmarem ter detectado coronavírus em importações brasileiras. O real, por outro lado, teve um dia de forte ganho contra o dólar.

Nos Estados Unidos, um marco positivo foi registrado no mercado de trabalho. Pela primeira vez desde março, o governo mostrou um número semanal de novos pedidos de seguro-desemprego abaixo de 1 milhão.

Veja o Morning Call completo aqui:

No Brasil, a agenda dos principais indicadores setoriais de junho se completou ontem, com o resultado de serviços. Segundo os dados do IBGE, o setor teve crescimento de 5% na comparação ajustada com maio, em linha com as expectativas.

O resultado positivo quebra uma sequência de quatro quedas seguidas. Mas a equipe de Macroeconomia do Safra lembra que o setor ainda ficou 12% abaixo do nível observado em junho de 2019. Entre os cinco grupos de atividade, apenas um registrou crescimento interanual, impulsionado pelo segmento de serviços financeiros.

Apesar de ainda estar longe de compensar as quedas anteriores, nossa equipe ressalta a importância desse início de retomada no setor terciário, já que ele representa sozinho mais de metade do PIB brasileiro e havia ficado para trás em relação ao varejo e à indústria.

Fundos long biased

Quem pretende investir em ações com uma gestão especializada conta com diversas opções. Há fundos com abordagens de investimento e perfis de risco bem diferentes. Nos fundos de ações tradicionais, os gestores em geral mantêm a maior parte do patrimônio investida nas ações selecionadas.

Mas uma categoria importante para aqueles que desejam uma gestão que busque suavizar as oscilações do mercado é a de fundos long biased. Nela, os profissionais responsáveis pelos investimentos podem, com base em seus cenários, ficar mais comprados em ações quando a expectativa é de alta, ou mais vendidos quando preveem uma queda. Assim, é possível gerar retornos também em momentos mais desafiadores.

São esses ajustes nas posições que vêm permitindo ao fundo long biased do Safra entregar ganhos neste ano de pandemia. Com uma gestão ativa tanto na seleção das empresas, quanto no gerenciamento dos riscos, o Safra Arquimedes conseguiu não apenas limitar as perdas com a crise do coronavírus, como também potencializar os retornos durante o movimento de recuperação dos ativos.

Desse modo, o Arquimedes vem alcançando um dos melhores desempenhos do mercado no ano, acumulando até o fim de julho uma alta de mais de 8%, enquanto o Ibovespa registra perda de 11% no mesmo período.