O Ibovespa fechou em alta pela sétima sessão consecutiva e conquistou o nível inédito de 130 mil pontos. O ganho acumulado na semana passada foi de 3,6%. Valorização semelhante foi obtida pelo real frente ao dólar. A moeda americana voltou assim para perto do patamar de cinco reais.

Na sexta-feira, o momento positivo para os ativos brasileiros foi apoiado pela firme alta dos índices internacionais. O Nasdaq, por exemplo, subiu 1,5% no último pregão, movimento que esteve ligado à divulgação dos dados oficiais de emprego nos Estados Unidos.

Segundo o relatório mensal do governo americano, houve criação líquida de 559 mil postos em maio. O número veio abaixo das expectativas, com destaque negativo para o setor de serviços, mas ainda assim representou um aquecimento do mercado de trabalho em relação ao mês anterior.

Desse modo, o apetite a risco do mercado foi sustentado pela leitura de que a recuperação da maior economia do mundo segue em curso, mas não a um ritmo tão forte que exigiria uma redução antecipada dos estímulos no país.

Quanto à semana que se inicia, está prevista mais uma forte rodada de indicadores para os próximos dias. Internamente, vamos conhecer o desempenho do varejo e do setor de serviços em abril, assim como a variação do IPCA em maio. Já nos Estados Unidos, o destaque é a inflação medida pelo índice CPI.

Vale destacar ainda que hoje começa a ser negociado na B3 o ETF de Ibovespa do Safra. Trata-se de uma opção acessível para investidores que desejam complementar seus portfólios com um produto diversificado e de alta liquidez. Você pode conferir mais detalhes pelo link na descrição do Morning Call.

E como mostramos na semana passada, o crescimento do PIB do Brasil no primeiro trimestre veio bem acima das expectativas dos economistas. Em razão dessa surpresa, o Safra recalculou a sua estimativa para o PIB em 2021.

Esperamos agora que o país cresça 4,8% no ano, ante previsão anterior de 3,9%. A projeção só não foi elevada para além desse patamar, pois os desafios de médio prazo não são desprezíveis.

Entre eles, se destacam a deterioração do poder de compra das famílias, em consequência do forte aumento dos preços de itens essenciais, bem como o elevado endividamento delas, em um ambiente de alta da taxa de juros.

Outros pontos que seguimos monitorando com atenção são os níveis dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste e o ritmo da vacinação no país.