O sentimento de incerteza continua a prevalecer no mercado financeiro. Com isso, o Ibovespa ampliou as perdas do início da semana, em queda de 1,49%, encerrando aos 113.262 pontos. Já o dólar comercial encerrou em leve baixa de 0,05%, cotado a R$ 5,51.

Pandemia na Europa

As atenções continuam voltadas para a pandemia, com destaque também para a Europa, onde se discutem os temores quanto a uma terceira onda de contaminações.

O aumento no número de novos casos por lá também tem gerado novas medidas restritivas em diversos países. Na Alemanha, por exemplo, o governo prorrogou ontem um lockdown nacional até 18 de abril.

Notícias como essas se refletem em mercados como o de petróleo, que registrou forte queda de 6%. As bolsas americanas também encerraram no negativo.

Pandemia no Brasil

No Brasil, temos acompanhado declarações de líderes e autoridades cobrando por soluções para o enfrentamento da pandemia, em meio às dificuldades crescentes no sistema de saúde.

Nesse cenário, sob a ótica dos investimentos, além de acompanharmos os reflexos das medidas restritivas na economia, também crescem as incertezas com relação à tramitação da agenda de reformas no Congresso.

Ata do Copom

Já no noticiário econômico, a ata do Copom trouxe mais informações sobre a decisão pelo aumento da Selic. O documento mostra que os membros do Banco Central consideraram os riscos fiscais de curto prazo e as preocupações com uma alta nas expectativas inflacionárias.

Economia americana

Nos Estados Unidos, o foco esteve nas declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, e Janet Yellen, secretária do Tesouro. Ambos reforçaram a tese de que, apesar das melhoras recentes, a economia americana ainda tem um longo caminho de recuperação pela frente.

Revolução na biotecnologia

Nesta quarta-feira, daremos início a um evento especial sobre uma revolução que estamos observando na biotecnologia, na série Future 10.

São dois dias de eventos. Hoje, eu converso sobre as perspectivas em relação aos impactos do mapeamento genético nos próximos dez anos e sobre o tratamento doenças graves.

Para falar sobre o tema, convidamos David Schlesinger, cofundador e CEO da Mendelics. A transmissão começa às 17 horas.

Inscreva-se no Future 10 e acompanhe os debates sobre biotecnologia.