O Ibovespa ficou estável ontem, ainda sem definições sobre a agenda econômica do governo. Já o mercado americano contou com o discurso do presidente do Federal Reserve para ter um dia mais positivo. Veja o Morning Call completo abaixo:

Jerome Powell revelou ontem atualizações importantes nas metas do banco central dos Estados Unidos. Os dirigentes do Fed decidiram de maneira unânime que irão buscar uma inflação média de 2% ao longo do tempo, deixando claro que, após períodos abaixo dessa meta, será possível tolerar uma inflação superior por algum tempo.

O Fed assim se mostra disposto a dar mais ênfase ao emprego no país, o que, no contexto atual, sinaliza que ele ainda deverá levar bastante tempo até aumentar as taxas de juros. Vale lembrar que, para fazer frente aos impactos econômicos da pandemia, o BC americano já cortou sua taxa básica de juros duas vezes em março e vem comprando trilhões de dólares em ativos.

Ainda nos Estados Unidos, os novos pedidos de seguro-desemprego ficaram acima de 1 milhão, ligeiramente acima da expectativa do mercado, mas abaixo do registrado na semana anterior. Também por lá, foi divulgada a primeira revisão do PIB, melhorando a estimativa que havia sido anunciada há um mês.

Ações Livre e Lagrange

O Ibovespa é o principal índice financeiro do país e serve como referência para o mercado brasileiro de ações. No entanto, é preciso lembrar que ele é composto por menos de 70 companhias, enquanto o número de empresas listadas em Bolsa passa de 300.

Isso quer dizer os fundos de ações podem não só calibrar sua exposição às maiores companhias da Bolsa, aquelas que compõem o Ibovespa. Eles também podem buscar grandes oportunidades em empresas menores que apresentem potencial de forte crescimento.

Essa seleção de ações é característica dos fundos de gestão ativa, que perseguem retornos acima do Ibovespa ao longo do tempo. Nessa categoria, o Safra conta com dois fundos de estilos diferentes, que podem ser combinados para formar a parcela de renda variável de uma carteira bem diversificada.

O Safra Ações Livre traz uma estratégia fundamentalista de longo prazo. Ele conta com estudos aprofundados sobre empresas e setores, dos quais sai um portfólio bastante seletivo, com papéis de alto potencial de valorização e que costuma sofrer poucas alterações.

Já o Safra Lagrange propõe uma carteira com mais empresas e que pode ter ajustes táticos para também capturar oportunidades de curto prazo. Para isso, o fundo tem a possibilidade de se alavancar, ou seja, investir valores superiores a seu patrimônio. Além disso, o Lagrange pode ficar vendido, visando lucrar com a desvalorização das ações.