Os negócios foram marcados ontem por mais um recuo nas ações do setor de tecnologia dos Estados Unidos. O movimento de correção se tornou mais amplo após a divulgação da ata de política monetária do Fed.

O documento, referente à reunião do mês passado, trouxe uma postura mais rigorosa do que o esperado.

Além de reduzir os seus programas de compras e acenar com três aumentos de juros neste ano, a instituição indicou que também estuda diminuir o seu estoque de ativos, com o objetivo de conter a inflação no país.

Já entre os números econômicos conhecidos por lá, o relatório de emprego da ADP veio bem mais positivo do que as projeções do mercado.

Foram criados 807 mil postos de trabalho em dezembro, o melhor resultado no setor privado americano desde maio do ano passado. O relatório oficial será conhecido amanhã.

Aqui no Brasil, tivemos o indicador da Markit para os serviços. A pesquisa sinalizou que o setor terminou 2021 em alta, contrastando com o desempenho da indústria.

Na agenda de hoje, o IBGE informa nesta manhã o desempenho da indústria brasileira no mês de novembro. A previsão do Safra é de estabilidade na margem.

A última pesquisa apontou o quinto mês seguido de retração. A baixa acumulada nessa sequência ficou perto de 4%. No ano, porém, a produção do setor permanecia com variação positiva.

Já no exterior, o mercado acompanha a divulgação dos dados semanais de seguro-desemprego nos Estados Unidos.