Após nova alta de mais de 2%, o Ibovespa encerrou os negócios de ontem aos 93 mil pontos. Com esse nível, o índice já conseguiu uma recuperação de 50% desde o pior momento da crise do coronavírus no mercado.

Os ganhos também vêm acontecendo no exterior, onde sondagens mostram uma recuperação veloz das maiores economias do mundo. Esses dados positivos se somam aos fortes estímulos dos bancos centrais. Só o Federal Reserve, nos Estados Unidos, já expandiu seu balanço para mais de US$ 7 trilhões. E especialistas esperam que o Banco Central Europeu amplie novamente seu programa de compra de ativos.

Essa combinação compensou até mesmo novas hostilidades entre chineses e americanos. Ontem, o presidente Donald Trump ordenou a suspensão, a partir de 16 de junho, de voos de companhias aéreas chinesas para os Estados Unidos. A medida afeta apenas os voos comerciais de passageiros, não os de transporte de cargas.

Veja abaixo o Morning Call com nosso estrategista Jorge Sá:

Aqui no Brasil, a produção industrial caiu 19% em abril, na comparação com março, a queda mais intensa do setor desde o início da série histórica, em 2002. Apesar do forte impacto da pandemia, o resultado veio melhor do que era esperado. Foi o segundo resultado negativo seguido, acumulando perda de 26% em dois meses. 

Entre as atividades, o pior resultado veio da produção de veículos, que despencou quase 90% no mês, por conta da interrupção quase total das fábricas. Essa queda afetou outros segmentos, como metalurgia, plásticos e combustíveis. Nosso time de Macroeconomia destaca que apenas a indústria extrativa não apresentou queda em abril, permanecendo estável em relação ao mês anterior.

Comércio também sofre

Outra queda de 19% em abril, também na comparação com março, foi registrada no volume de vendas do varejo, segundo indicador da Serasa Experian. O resultado oficial do setor, calculado pelo IBGE, sai apenas no dia 16.

E para comentar a situação do varejo de alimentos nesse cenário, o Safra irá conversar com Jorge Faiçal e Belmiro Gomes, diretores do Grupo Pão de Açúcar. O segmento chegou ver um aumento nas vendas, beneficiado pelo movimento de estocagem ocorrido no início da pandemia. Para saber qual é a situação do ramo agora, acompanhe a conversa que será transmitida em tempo real hoje, a partir das 15h, pelo link que deixamos na descrição deste vídeo no YouTube.

Fundos multimercados

Nas últimas semanas, temos comentado aqui sobre oportunidades nos mercados de renda fixa. Títulos públicos prefixados com vencimentos intermediários, por exemplo, já acumulam ganhos de 5% apenas nos últimos 30 dias, com o movimento favorável da curva de juros.

Você também tem visto aqui a firme alta da Bolsa em abril e maio. Como falamos desde as sessões mais difíceis de março, quando o Ibovespa chegou perto de 60 mil pontos, é preciso extremo cuidado ao movimentar o portfólio em momentos de forte volatilidade, ao custo de se abrir mão de momentos de recuperação como o que temos visto recentemente. E mesmo assim, fortes incertezas ainda fazem parte do cenário, exigindo cautela no posicionamento.

Nesse cenário, para aproveitar movimentos tanto no mercado de ações, quanto no de renda fixa, entre outros, os fundos multimercados são centrais em nossas recomendações de alocação. Com uma gestão profissional e experiente, esses produtos aliam rigorosa administração dos riscos ao aumento do potencial de retorno dos portfólios. Aqui no Safra, nossas famílias de multimercados incluem os clássicos fundos macro, bem como fundos quantitativos e multiestratégia. Converse com um de nossos especialistas para saber mais sobre esses produtos.