O Ibovespa chegou a apagar, durante o pregão de ontem, a variação negativa acumulada no ano. O índice flutuou em torno dos 115 mil pontos, beneficiado pelo início da vacinação nos Estados Unidos, mas também pressionado pela perspectiva de novas restrições em Londres e Nova York.

Veja a seguir o Morning Call completo:

Acompanhamos ontem o anúncio do governo russo de que a vacina Sputnik V tem eficácia de 91,4% contra a Covid-19. Aqui no Brasil, os governos do Paraná e da Bahia já firmaram acordos para obter a substância, mas ainda é preciso autorização da Anvisa. Já o governo de São Paulo informou que irá divulgar na semana que vem o resultado final do teste de fase três da Coronavac.

Em Brasília, o Congresso Nacional deve começar amanhã a votar as diretrizes orçamentárias de 2021. Temos monitorado de perto esse tema, pois a aprovação de uma proposta é importante para afastar o risco de apagão administrativo no ano que vem.

Consolidação em telecom

No noticiário corporativo, o consórcio formado por Tim, Vivo e Claro arrematou ontem os ativos da rede móvel da Oi por R$ 16,5 bilhões. Para o time de análise da Safra Corretora, a operação deve gerar um ambiente competitivo mais saudável para as empresas do setor de telecomunicações.

E hoje teremos duas lives em nosso canal no YouTube. Às 11h, Sonia Racy conduz mais uma entrevista da série Cenários, projeto do Safra em parceria com o Estadão. O convidado de hoje é o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Já às 16h, nossos especialistas comentam o último Safra Report, explicando a visão atualizada do Safra para os investimentos.

PIB e dívida pública

O IBC-Br apresentou em outubro o seu sexto mês seguido de crescimento. O índice calculado pelo Banco Central avançou 0,86% em relação a setembro. O resultado divulgado ontem veio levemente abaixo do esperado pelo mercado e pelos economistas do Safra, mas ainda assim indica que a economia brasileira segue se recuperando depois do piso atingido no segundo trimestre.

Essa retomada é uma das principais responsáveis por conter o endividamento do governo em relação às estimativas mais pessimistas calculadas na metade do ano. A equipe de Macroeconomia do Safra, por exemplo, espera hoje que a razão entre dívida pública e PIB fique abaixo de 90% ao fim de 2020, gerando um relativo alívio para os próximos anos, embora os desafios fiscais ainda sejam significativos.