O exterior melhorou significativamente ontem, após o presidente dos Estados Unidos pedir estímulos econômicos pontuais, um dia depois de suspender as negociações de um pacote mais amplo. Com isso, os três principais índices americanos fecharam com ganhos próximos a 2%.

Veja aqui o Morning Call completo:

Internamente, contudo, o Ibovespa não conseguiu se firmar em alta. As dúvidas quanto à trajetória fiscal do país continuaram a pressionar os ativos, mesmo após o ministro da Economia, Paulo Guedes, garantir que o governo não pretende prorrogar o auxílio emergencial para além de dezembro deste ano. O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, também se manifestou sobre o tema ontem, afirmando que tem a mesma posição de Guedes.

Em linha semelhante, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reforçou ontem pela manhã que a organização fiscal é essencial para que o país consiga manter juros baixos e inflação sob controle.

Ontem também foram divulgados os dados de produção de veículos em setembro. De acordo com a associação de montadoras no país, o segmento cresceu 4,4% ante o mês anterior, com mais 220 mil unidades fabricadas. Apesar disso, o setor ficou 11% abaixo do nível verificado um ano antes.

Inflação de setembro

O IGP-DI, índice de inflação calculado pela FGV, vem chamando a atenção nos últimos meses ao medir avanços significativos nos preços. Ontem, a instituição informou a leitura de setembro, com alta de 3,3%. Com isso, a elevação acumulada nos últimos 12 meses já passa de 18%.

Embora o resultado represente uma redução de ritmo em relação a agosto, ele veio ligeiramente acima da expectativa do mercado e do time de Macroeconomia do Safra. Nossos especialistas destacam que, apesar da desaceleração verificada no atacado, os outros componentes do índice vieram acima do resultado anterior.

É esse primeiro componente, de preços ao produtor, que tem o maior peso no IGP-DI. E ele é o principal responsável pela diferença que vem sendo registrada em relação ao IPCA, que deverá acumular 3% nos 12 meses até setembro, segundo a projeção de nossos economistas. O resultado será divulgado amanhã cedo pelo IBGE. Entenda aqui a diferença entre os índices de inflação.