A nova variante do coronavírus segue pressionado o desempenho dos mercados. Os índices de ações no Brasil e nos Estados Unidos chegaram a operar em alta próxima a 2% ontem, mas mudaram de direção ao longo do pregão.

O governo americano confirmou o primeiro caso de Covid provocado pela ômicron no país, registrado no Estado da Califórnia. E aqui no Brasil, o governo paulista informou que detectou a terceira infecção pela nova variante no país.

Ainda no campo da saúde, mas pelo lado positivo, um comitê associado à agência sanitária dos Estados Unidos votou a favor da pílula produzida pela Merck no tratamento contra a Covid.

A agência agora precisa definir se autoriza ou não o medicamento, que já foi liberado no Reino Unido. A farmacêutica ainda não testou a eficácia da pílula contra a ômicron.

Na frente econômica, o indicador calculado pela Markit para a indústria brasileira apontou uma contração do setor em novembro, a primeira desde maio do ano passado.

Entre os motivos para o recuo estão as interrupções na cadeia de suprimentos, a inflação elevada e o aumento das taxas de juros.

Outro dado que monitoramos foi o saldo da balança comercial no Brasil. Segundo o Ministério da Economia, houve déficit de R$ 1,3 bilhão em novembro, um resultado puxado pelo encarecimento das importações.

Nos Estados Unidos, o relatório de emprego da ADP mostrou ontem uma geração líquida de 534 mil vagas no mês passado, um resultado em linha com a expectativa do mercado. Lembrando que o relatório oficial será conhecido apenas amanhã.

Ainda por lá, o presidente do banco central americano, Jerome Powell, reforçou ontem a mensagem de que os dirigentes devem considerar uma retirada de estímulos mais rápida.

Como explicamos, isso aumenta as chances de alta de juros por volta de junho do ano que vem, mais cedo do que o previsto anteriormente.

E é sempre importante assinalar que apertos monetários nos Estados Unidos tendem a gerar um cenário mais desafiador para ativos de países emergentes.

Na agenda de hoje, o destaque é o PIB oficial do Brasil no terceiro trimestre. O Safra espera estabilidade na margem, após a leve contração do segundo trimestre.

O mercado também acompanha a votação da PEC dos Precatórios no Plenário do Senado Federal.