Tivemos ontem mais uma sessão com forte volatilidade. Na parte da manhã, o Ibovespa conseguiu se descolar do cenário externo negativo, mas virou para queda em seguida, seguindo a piora lá fora.

A oscilação do índice acompanhou as ações da Petrobras, que chegaram a subir em torno de 4%, após a divulgação de um lucro de quase 60 bilhões de reais no último trimestre de 2020.

A cifra veio bem acima do esperado, mas vale destacar que ela foi impulsionada por fatores não recorrentes, e que as ações da Petrobras devem seguir respondendo aos sinais sobre a governança da empresa.

Títulos americanos pressionam ativos de risco

Lá fora, os índices dos Estados Unidos seguem devolvendo os ganhos obtidos com os recordes registrados na primeira metade do mês. Como já explicamos antes, as perdas são desencadeadas pela sequência de altas nas taxas dos títulos públicos americanos.

Esse movimento, que reduz a atratividade dos investimentos de risco, foi reforçado ontem pela divulgação de dados de seguro-desemprego que apontam uma economia um pouco mais forte.

O total de novos pedidos caiu para 730 mil na última semana reportada, número que veio abaixo da expectativa do mercado e que foi provavelmente contido pela onda de frio no país.

Governo central volta a ter superávit

Depois de 11 meses seguidos de déficits, o Tesouro informou ontem que as contas do governo central voltaram a fechar com saldo positivo. O superávit primário foi superior a R$ 43 bilhões em janeiro, melhor do que o esperado pelo mercado.

Porém, a atenção com as contas públicas continua muito importante, já que ainda não estão definidos prazos, nem valores para o auxílio emergencial, e medidas para frear despesas obrigatórias ainda enfrentam resistência.

Nesse sentido, seguimos acompanhando os desdobramentos da votação da PEC Emergencial, que foi adiada para a próxima quarta-feira, segundo o presidente do Senado.

E na agenda de hoje, o destaque vai para os dados de trabalho levantados pelo IBGE. Nossa expectativa é que a taxa oficial de desemprego no país tenha descido para 13,8% no último trimestre do ano passado.