Com o bom desempenho de sexta-feira, o Ibovespa, que chegou a operar aos 117 mil pontos no início da semana passada, voltou a encostar nos 121 mil pontos, acumulando um ganho semanal de mais de 2%.

O ambiente mais positivo também se refletiu no mercado cambial, e o real ganhou 3,5% contra o dólar na semana.

O comportamento dos ativos no Brasil esteve em linha com o cenário favorável lá fora. Nos Estados Unidos, o destaque da última semana foi o Nasdaq, que acumulou ganho de quase 3% no período, fechando na máxima histórica.

O apetite a risco foi reforçado pelas declarações do presidente do banco central americano durante o último pregão.

Embora tenha se posicionado a favor de uma redução no programa de compra de ativos já a partir deste ano, Jerome Powell destacou que a elevação de juros não será necessariamente antecipada.

Com isso, a projeção do Safra para a política monetária americana foi ajustada. Esperamos agora que a redução nas compras de ativos comece em dezembro de 2021. Você poderá conferir mais detalhes em breve no novo episódio do Safra Weekly.

E temos uma agenda importante para os próximos dias. Entre os destaques em Brasília, deve ser apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados o parecer sobre a PEC dos Precatórios.

Os investidores seguem monitorando o tema, considerado uma sinalização sobre o compromisso fiscal do governo e da sua base parlamentar.

Nos últimos dias, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu a solução proposta pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, para reduzir o valor pago no ano que vem com essas obrigações judiciais.

Já entre os dados econômicos, iremos conhecer na quarta-feira o PIB do Brasil registrado no 2º trimestre. A previsão do Safra é de crescimento de 0,3% na comparação com os primeiros três meses do ano.

No exterior, o destaque é o relatório oficial de emprego nos Estados Unidos, que será divulgado na sexta-feira.